A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Guanabara, na região sul de Londrina, deixará de ser exclusiva para casos confirmados ou suspeitos de síndromes respiratórias. A partir de segunda-feira (22), o posto vai retornar à rotina de atendimentos normais à população. A unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Imagem ilustrativa da imagem UBS do Guanabara deixará de ser exclusiva para casos de Covid
| Foto: Gustavo Tacaki/Divulgação

Excepcionalmente nesta sexta-feira (19) não haverá atendimentos. Segundo a secretaria municipal de Saúde, a unidade passará por um trabalho de desinfecção e limpeza, organização da farmácia e material médico hospitalar, sala de vacina de rotina, e reorientação de processos de trabalhos com a equipe. Assim, o espaço estará apto a receber o público em geral na segunda.

No início da pandemia, a secretaria destinou seis postos de saúde, além da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do jardim Sabará, para receber os pacientes de síndrome respiratória. Agora serão três: a UBS do Maria Cecília, Vila Ricardo e a UPA. A desativação dos demais espaços acontece por conta da diminuição da procura e o avanço da vacinação contra a Covid-19.

De acordo com a diretora de Atenção Primária à Saúde da secretaria municipal de Saúde, Valeria Barbosa, as demandas para atendimentos regulares em saúde estão voltando e até ampliando neste momento de desaceleração dos casos de coronavírus. “Isto acontece porque muitos pacientes, por conta da pandemia, ficaram bastante tempo sem procurar atendimento de saúde para controle de suas doenças, o que levou até ao agravamento de alguns casos e necessidade maior de utilizar o serviço agora”, destacou. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.