UBS do Armindo Guazzi e Vivi Xavier vão abrir no feriado para atender dengue
Postos irão funcionar no Dia do Trabalhador das 7h às 19h exclusivamente para os casos suspeitos ou confirmados da doença
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 30 de abril de 2024
Postos irão funcionar no Dia do Trabalhador das 7h às 19h exclusivamente para os casos suspeitos ou confirmados da doença
Pedro Marconi
As UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Armindo Guazzi, na zona leste, e do Vivi Xavier, na região norte, vão abrir nesta quarta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador, para atender exclusivamente os casos de dengue. Os postos vão funcionar das 7h às 19h, fazendo, principalmente, o estadiamento dos pacientes, que é o acompanhamento das pessoas com a doença ou suspeita.
“As demais unidades, por conta do feriado, estarão fechadas. É natural que as pessoas que fazem o acompanhamento e monitoramento busquem as unidades que vão ficar abertas, que são a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Sabará e o posto do Ouro Branco. Para evitar que haja uma grande demanda nessas duas unidades, ampliamos a capacidade de atendimento no feriado”, explicou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.
LEIA TAMBÉM: Dia do Trabalhador: confira o funcionamento dos serviços municipais
Segundo Machado, os postos são de fácil acesso, o que foi avaliado na decisão. “São duas unidades com estrutura física que possibilita um grande número de pessoas sendo atendidas, o que permite fluidez e agilidade”, ressaltou.
Atualmente, a UPA Sabará e a UBS do Ouro Branco são apenas para os casos de dengue, 24h por dia e das 7h às 23h, respectivamente. Segundo Machado, por enquanto, não existe previsão de destinar um terceiro local para o atendimento exclusivo. “O que observamos é que uma estagnação nos novos casos. Entretanto, os casos notificados são monitorados por dez dias, ou seja, as pessoas voltam nas unidades diariamente e estes pacientes acumulados trazem, em alguns momentos, tensionamento ao sistema. Mas em números absolutos não estamos vendo a necessidade de ampliação da rede”, afirmou.
A cidade tem neste ano 40.311 notificações para a doença, com 16.480 confirmações, 8.759 registros descartados e 15.072 em análise. Vinte e três pessoas morreram.