A TV Tarobá (Rede Bandeirantes), de Cascavel, completou ontem 20 anos de fundação, consolidada como expressão nacional em telecomunicações, em se tratando de emissora individual. O destaque se deve principalmente à qualidade na geração de imagens de eventos, para redes do País e do exterior, e pela manutenção do maior espaço para programação regional. A TV Tarobá marcou os 20 anos com a apresentação de um documentário sobre a história, as grandes reportagens e a sofisticação tecnológica da emissora.
A emissora foi fundada pelo jornalista João Milanez - hoje presidente do Conselho de Administração da Folha. As propostas iniciais eram obter os melhores equipamentos disponíveis e dar ampla cobertura à região. A empresa hoje tem como principais acionistas os empresários Pedro Muffato e os cunhados Reni Mufatto e Ermínio Vieira. Nos últimos anos, houve novos investimentos em tecnologia que ampliaram a prestação de serviços da emissora.
Mesmo com os avanços tecnológicos, foi mantida uma característica original: dedicar espaço aos assuntos regionais. O diretor-geral, Jorge Guirado, lembra que alguns programas estão no ar ininterruptamente desde o início. É o caso de ‘‘Vitrine’’, programa de variedades. A maior parte dos apresentadores e outros funcionários foi formada na própria TV Tarobá.
Jorge Guirado, o primeiro funcionário, começou como auxiliar de escritório, em 77. Em janeiro de 80, com apenas 21 anos de idade, se tornaria o diretor-geral, cargo que ocupa até hoje. O jornalismo também sempre teve destaque na emissora, com no mínimo seis repórteres, baseados em Cascavel e Foz do Iguaçu, e intercâmbio de notícias com a TV Londrina e TV Bandeirantes de Curitiba.
A Equipe de Operações Externas da TV Tarobá tem gerado eventos para a própria emissora, para as redes nacionais Bandeirantes, Globo, SBT, Manchete e Record, e internacionais como ESPN e ABC (EUA), Telefe e ATC (Argentina) e Asahi (Japão). São usadas três unidades de cenas externas. Uma delas - chamada ‘‘Buss’’ - tem condições de realizar praticamente tudo o que é feito dentro de uma emissora de televisão. ‘‘Com a vantagem de ser móvel e digitalizada’’, acrescenta Jorge Guirado.
A área de cobertura da TV Tarobá compreende as regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste e Centro-Oeste do Paraná, algumas cidades da região Norte, e parte do Mato Grosso do Sul e regiões fronteiriças do Paraguai e da Argentina, atingindo uma população de aproximadamente 4 milhões de pessoas. Agora, a emissora se prepara para entrar na era do satélite, melhorando a qualidade das imagens e ampliando a área de cobertura.
A TV Tarobá também é responsável direta pela consolidação de Cascavel como principal pólo de cinegrafia do interior brasileiro, com vários filmes produzidos e outros sendo rodados ou programados. A emissora tem empregado seus recursos técnicos e humanos no cinema. ‘‘É uma forma de contribuir com a valorização da arte e da cultura’’, diz Jorge Guirado. Em parceria com a Tigre Produções, de Cascavel, atualmente está sendo finalizado o filme de ação e humor ‘‘Conexão Brasil’’.
‘‘A Tarobá é possível porque nossos sonhos, ideais e valores de duas décadas atrás são os mesmos de hoje, sustentados pelos sócios, diretores e os mais humildes funcionários, e todos os que nos estimulam com seu apoio e reconhecimento’’, diz o fundador João Milanez. Para Pedro Muffato, a emissora ‘‘continuará sendo a voz das regiões pelas quais espalha suas imagens, um canal de ressonância para lutas e conquistas, e uma profissão de fé da comunicação social.’’Edson MazzettoEquipamentosJorge Guirado, diretor-geral e Pedro Muffato, diretor- presidente, na emissora: investimentos em tecnologia garantiram destaque internacional para a TarobáPaulo Pegoraro