Imagem ilustrativa da imagem Tufão Hagibis: famílias de Londrina buscam notícias de parentes no Japão
| Foto: Kazuhiro Nogi/AFP

A troca de mensagens via WhatsApp deixou a a família Anami um pouco mais tranquila na manhã deste sábado (12). Bruno Anami está desde abril na província de Shizuoka e tem mandado notícias para os familiares que moram em Londrina.

"A gente fica em um clima de tensão, sempre em alerta para saber o que realmente está acontecendo. Como no Brasil a gente não tem esse tipo de situação, não conseguimos nem imaginar como é. Mas o Bruno está bem, pronto para buscar um abrigo se necessário. Ele também já estocou água e alimentos", conta a irmã Caroline Anami.

Na última mensagem enviada aos parentes no Brasil, Anami contou que a cidade de Makinohara está com alerta de nível 4. "Ele nos disse que todos os moradores, especialmente aqueles que estão próximo de rios, devem estar com as malas prontas para poder se dirigir ao abrigo mais próximo quando necessário. A chuva é intensa e também há rajadas de vento", comentou.

Ela conta que o irmão está tranquilo e que já está acostumado com este tipo de situação. Esse clima de tranquilidade também foi relatado à FOLHA pelo lutador de sumô rui de Sá Júnior. Ele é de Londrina e está em Sakai, província de Osaka (400 km de Tóquio) desde a sexta-feira (11) para participar do 23º Campeonato Mundial de Sumô, marcado para este fim de semana.

A competição foi cancelada por precaução. Nesta manhã, o atleta disse que na região onde está apenas choveu. "Apesar de todos os alertas, o clima está tranquilo. Aqui no Japão, as coisas são muito bem organizadas e eles são muito bem preparados para essas situações", comentou.

A família de Stephany Tanizaki, 25, está o tempo todo olhando o celular em busca de notícias. A jovem está morando em Tóquio desde maio de 2018 e tem mandando mensagens para tranquilizar os pais.

"Ela está bem. Houve um leve terremoto, mas não foi nada grave. Ela disse que se sente mais segura porque os celulares emitem um alerta diante de uma emergência, com uma certa antecedência e isso também nos deixa um pouco mais tranquilos. Estamos longe e não podemos fazer nada além de acalmá-la e fazer recomendações, como por exemplo, não sair de casa, se proteger ao máximo", diz a mãe Cláudia.

Alertas

Sites de notícias direcionados para brasileiros que vivem no Japão estão noticiando os alertas emitidos pelas autoridades japonesas. No portal Ipc.digital há informações de que já passam de 500 o número de voos nacionais cancelados. E a previsão é de que mais cancelamentos sejam registrados no domingo (13).

No portal Alternativa, que fica em Hamamatsu, região que concentra mais brasileiros no Japão, há a notícia de que a Agência Meteorológica do Japão emitiu neste sábado, um alerta de emergência de nível 5 (máximo) para fortes chuvas em sete províncias (Shizuoka, Kanagawa, Tóquio, Gunma, Saitama, Nagano e Yamanashi). Há risco de transbordamento e a recomendação para quem vive perto de rios é de buscar abrigos.

Em Tóquio, moradores já buscaram um abrigo para esperar a tempestade. Mais de 3,2 milhões de pessoas foram colocadas sob ordens de evacuação não obrigatória, enquanto as autoridades alertam para o perigo iminente de inundações e deslizamentos de terra após horas de chuvas torrenciais, segundo informações da AFP.