Tucanos eram mantidos em viveiro
A Polícia Ambiental em Londrina recebeu mais uma denúncia, no final da tarde de terça-feira, que resultou na apreensão de aves silvestres. Em uma propriedade rural em Jataizinho (Norte), foi encontrado um casal de tucanos, já em idade adulta.
Os animais, que não são comuns à nossa região, eram mantidos em um viveiro e tiveram as penas das asas cortadas, para evitar que fugissem. Segundo o comandante da 2 Companhia da Polícia Ambiental, capitão Ricardo Eguedis, a denúncia ainda envolvia a existência de outros animais e até a possibilidade do local funcionar como ponto de comércio. Porém, nada disso foi confirmado.
O proprietário do local, um homem de 36 anos, alegou que mantinha os animais como de estimação. ''Ele responderá um termo circunstanciado pela infração ambiental e deverá ser penalmente punido. Também vamos encaminhar uma cópia da documentação de apreensão para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que deverá tomar as medidas cabíveis'', afirma Eguedis.
Somente neste ano, a Polícia Ambiental já apreendeu mais de 500 aves silvestres. A prática de comércio é uma justificativa, segundo Eguedis, para o grande número de ocorrências.
O casal de tucanos está na sede da Polícia Ambiental e será transferido para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres, em Mauá da Serra (Norte). Ainda de acordo com Eguedis, o tempo de recuperação dos tucanos até que eles possam ser reinseridos na fauna deve durar entre oito meses a um ano, devido o corte das penas. (M.O.)





