O publicitário por formação e cavaleiro e tropeiro por opção, Edson Carvalho, tem um projeto de vida: cruzar as três Américas no lombo de um cavalo. Do percurso total de 25 mil quilômetros, ele já percorreu mais de 6,3 mil desde o dia 16 de novembro de 1999, quando iniciou sua aventura na cidade de Águas Quentes, em Goiás.
Montando as éguas Bagunça e Cinderela e tendo o burro Fidalgo como carregador, ele pretende chegar até Nova York, nos Estados Unidos, entre setembro de 2004 e março de 2005. Os animais foram cedidos pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Pampa, de Belo Horizonte (MG), e pelo Criatório Campeãs da Gameleira, de Itapetininga (SP) ‘‘Tinha um sonho desde criança e hoje é um projeto de vida: sempre quis ir até os Estados Unidos, conhecer onde eram filmados os filmes de bang-bang’’, revelou Edson, que fica em Londrina até amanhã.
O principal objetivo do cavaleiro é chegar à capital do Mundo montando em animais da raça brasileira e entrar para o livro ‘‘Guiness’’ de recordes. De Londrina, ele segue até Corumbá, no Mato Grosso do Sul. De lá, seu roteiro prevê a passagem pela Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Honduras, Nicarágua, El Salvador, Guatemala, México e, finalmente, Estados Unidos. Ao final da viagem, ele pretende escrever um livro contando sua saga pelas Américas sobre o lombo dos cavalos.
Sua rotina começa às 7 horas da manhã e segue até por volta das 17 horas. Em média, Edson e seus animais percorrem diariamente pelo menos 47 quilômetros. Sua alimentação é baseada em capsúlas de complexo alimentares naturais e algas marinhas, para repôr mais rápido os sais minerais do corpo. ‘‘Só tomo água que os animais bebem, porque eles não bebem quando está contaminada. Em Piraí do Sul, no Paraná, tomei água contaminada por agrotóxicos e só fui acordar no hospital’’, recorda o aventureiro. Na hora de dormir, a situação não é muito diferente: ‘‘durmo onde ficam os animais’’.

mockup