Emerson Cervi
De Curitiba
É possível alguém morar em Curitiba por vários anos e não receber nenhuma correspondência por falta de endereço? Sim. Cerca de 6 mil famílias que vivem no Jardim Santa Rita, Jardim da Ordem e Jardim Santa Cecília, na região do Tatuquara, não têm endereço oficial e os carteiros não chegam até elas. Algumas vão buscar cartas da família na escola local. Mas a maioria dos moradores tem dificuldade até para fazer compras a prazo em lojas da cidade. ‘‘Não podemos comprovar nosso endereço para as lojas’’, conta a moradora Cleusa Maria Capato.
Estes loteamentos foram criados há cerca de oito anos pela Companhia Habitacional de Curitiba (Cohab-CT) e até hoje a prefeitura ainda não nominou a maioria das ruas. ‘‘Aqui, as pessoas só descobrem que estão protestados quando a polícia bate à porta da casa’’, reclama Cleusa Capato. Ela faz parte da Ação Solidária SOS Tatuquara, que tem o objetivo de resolver este problema emergencial do bairro. A Ação Solidária assessorou o vereador Osmar Bertoldi a apresentar um projeto de lei obrigando a nominação de todas as ruas da cidade (ver box). A lei foi sancionada pelo prefeito Cassio Taniguchi.
A Secretaria Municipal de Urbanismo começa nesta semana um mutirão para nominar as ruas que não têm identificação oficial. A prioridade será para os loteamentos da Cohab-CT. Cerca de 30 mil casas de Curitiba não têm endereço oficial. Quase metade delas está na região do Tatuquara. ‘‘Mais de 70% das ruas que estão sem nome em Curitiba são de loteamentos da Cohab’’, conta o vereador Bertoldi. Com o mutirão da Secretaria de Urbanismo, a expectativa é que até o fim do ano todas as ruas estejam regularizadas.
Há um estoque de cerca de 600 nomes de ruas na Secretaria de Urbanismo para serem usados no mutirão. A superintendência da Secretaria acredita que estes nomes serão suficientes para regularizar todos os loteamentos da periferia de Curitiba. Só depois que as ruas tiverem nomes e as casas números, os correios poderão definir os CEPs (Códigos de Endereçamento Postal) para estas regiões.
Empresasáá - Não são apenas os moradores que sofrem com a inexistência de nomes de ruas. Todas as empresas do Jardim Santa Rita têm o mesmo endereço na receita estadual. Cerca de 50 empresas do bairro, desde farmácia até bar, estão registradas na Receita Estadual como sendo localizados na Rua João Diori, 151. ‘‘Só existe este endereço para os comerciantes daqui’’, conta Rubens José Albano, proprietário da Farmácia Hiper Farma, no Jardim Santa Rita.
Apenas duas ruas do Jardim Santa Rita têm nome. Em uma fica o Barracão Empresarial, programa municipal para geração de empregos, e em outra fica o posto de saúde local. ‘‘O administrador regional disse que para as inaugurações dos prédios públicos seria indispensável a colocação dos nomes nas ruas’’, lembra Albano.

mockup