Os cerca de 13 mil estudantes de graduação da UEL (Universidade Estadual de Londrina) retomam as aulas do segundo semestre de 2022 na próxima segunda-feira (23), depois de um mês de recesso acadêmico. Neste começo de ano, as atividades dos estudantes serão marcadas pela continuidade do cronograma, sem ingresso de novos alunos, já que o Vestibular 2023 será realizado em março e abril. O segundo semestre de 2022 termina em 2 de junho.

A diferença do calendário acadêmico é consequência da pandemia do novo coronavírus, que provocou alterações nas atividades dos estudantes nos anos de 2020 e 2021. As aulas passaram para o modo remoto e foram, inclusive, ampliadas para que alunos e professores pudessem se adaptar. Segundo a pró-reitora de Graduação, professora Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho, a retomada das aulas está prevista para os 52 cursos de graduação presenciais, que deverão concluir o ano letivo até o início de junho.

LIMPEZA

Com o objetivo de preparar salas de aula, laboratórios e demais espaços, servidores da PCU (Prefeitura do Campus) da UEL iniciaram um trabalho de limpeza de calhas e verificação dos telhados nos centros de estudos. Equipes também estão fazendo a varrição de todo Calçadão, estacionamentos, calçadas, áreas externas em geral e fazendo o recolhimento de lixo. A expectativa é de que esse trabalho seja finalizado até esta sexta-feira (20).

Segundo o prefeito do Campus, Luís Cláudio Buzeti, uma parte dos servidores que integram a Divisão de Jardinagem trabalhou durante o recesso administrativo e acadêmico (no final de dezembro e na primeira semana de janeiro) para adiantar o corte e a roçagem de grama em toda a extensão do Campus. “Isso não ocorria nos anos anteriores. Tivemos que fazer isto por conta do crescimento acelerado nesta época do ano, quando são registradas chuvas intensas”, destacou.

OUTRAS ATIVIDADES

Além do grande fluxo de estudantes, professores e agentes universitários, a partir da próxima semana, os próximos meses prometem muita movimentação no campus, com reflexo em vários setores de Londrina e região. Nos dias 9 e 10 de fevereiro, cerca de 700 alunos participam das solenidades de formatura conjunta, que mais uma vez será realizada no Teatro Ouro Verde. As cerimônias serão feitas em duas sessões diárias, a partir das 19h e, posteriormente, às 21h.

Já o Vestibular 2023 será realizado nos dias 5 de março (1ª fase) e em 2, 3 e 4 de abril (2ª fase). Segundo a Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), 20.858 estudantes se inscreveram para o concurso que será realizado em Londrina, Curitiba, Cascavel (Oeste), Guarapuava (Centro) e Umuarama (Noroeste). A UEL oferece 3.100 vagas, sendo 2.541 via Vestibular e outras 559 por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificado). (Com informações da Agência UEL)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.