Três unidades básicas de saúde de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) se tornaram referência no atendimento de dengue tipo A - Cristal, Cambé 2 e Algacyr Ferreira. Com isso, pacientes com sintomas confirmados e suspeita da doença serão encaminhados de outras UBS para as três citadas.

A secretaria municipal de Saúde orienta que quando os pacientes apresentarem sintomas como febre, vômitos, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e fraqueza devem procurar as UBS da sua região. Caso a mesma não tenha vagas para atendimento de Atenção Básica, dará encaminhamento para as unidades referências.

As UBS do Cristal, Cambé 2 e Algacyr Ferreira receberam reforço no quadro médico, com profissionais de plantão por 12 horas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Além disso, o Algacyr Ferreira irá funcionar como uma extensão do serviço 24 horas, recebendo a demanda não atendida em outras Unidades Básicas do município.

A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cambé, Nubia Mara Mattos, explicou que a decisão foi tomada para que se consiga filtrar os casos de dengue tipo A, tratados nas UBS, para não sobrecarregar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e serviços 24 Horas que têm prioridade no atendimento dos casos classificados com dengue tipo B e C.

NÚMERO DE CASOS

De acordo com o último levantamento feito pela Secretaria de Saúde, Cambé registrava 3.229 casos notificados e 114 casos confirmados para dengue. A Secretaria também reforça que em casos e sintomas de suspeita da doença, o cambeense deve se direcionar para a Unidade Básica de Saúde da sua região.

(Com informações da Secom Cambé)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.