Três UBS de Cambé abrem nesta sexta para atender pacientes com dengue
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 20 de abril de 2023
Reportagem local
As unidades básicas de saúde de referência no combate à dengue tipo A em Cambé (Região Metropolitana de Londrina) - Cambé 2I, Cristal e Algacyr Ferreira - estarão abertas para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas da doença no Feriado de Tiradentes, nesta sexta-feira (21), das 7h às 19h.
A recomendação da secretaria municipal de Saúde é que a população procure as UBS caso apresentem sintomas como febre, vômitos, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e fraqueza.
Segundo a diretora de Atenção Básica, Nubia Mara Mattos, essa é uma estratégia do município para aliviar os serviços de saúde. “As pessoas que apresentarem esses sintomas podem procurar as UBS para atenção básica no feriado, desafogando os serviços de emergência para outras demandas”, afirmou.
CASOS
De acordo com o último levantamento da Saúde, após resultado de exames até quarta-feira (19), o município registrava 205 casos confirmados de dengue, exigindo maior atenção da população nos cuidados e prevenção da doença.
A coordenadora dos serviços de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Cambé, Nelci Mariano, relata que a maior parte dos focos dos mosquitos ainda está nos quintais das residências e pede para que a população ajude nesse momento difícil. “Os agentes de endemias estão nas ruas, fazendo o trabalho, mas não conseguem visitar todos os imóveis diariamente. Então, precisamos que todos estejam atentos com seus quintais, eliminem água parada e ajudem a acabar com os criadouros e proliferação do mosquito”, disse.
MUTIRÃO
E para ajudar na limpeza das casas e quintais em Cambé, as secretarias de Saúde e Meio Ambiente têm mais três mutirões agendados, com o primeiro no Jardim São Paulo e Jardim Santo Amaro no dia 29, nas regiões do Algacyr Ferreira e Jardim Novo Bandeirantes no dia 06/05 e no Jardim Silvino em 13/05.
“Nos mutirões pedimos que a população retire dos seus quintais os materiais que não forem mais usar e que acumulem água, colocando-os na calçada para que os caminhões possam recolher nos dias programados. O poder público está fazendo a sua parte, mas precisamos da colaboração de todos para aliviar a situação e evitar que mais pessoas fiquem doentes”, explicou a coordenadora. (Com informações da Secom Cambé)
****
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.