IDH influencia na alegria e na tristeza

Um instituto mundial de cardiologia divulgou pesquisa sobre a influência do IDH na alegria, na tristeza, na felicidade das pessoas e também no índice dificuldades para se viver e no de mortalidade. O Chile ficou bem na frente do Brasil e da Argentina, em virtude dos menores juros bancários cobrados, que deixam o povo do Brasil apavorado, triste, estressado e que diminui sua felicidade. Na Europa, causou certa estranheza a classificação de Portugal como "um povo triste", o que segundo pessoas daqui que lá visitam é exatamente o contrário. Que o vinho, o bacalhau, a sardinha, a comida, e a recepção dos lisboetas e lusitanos em geral são ótimos. Um comentário chamou a atenção: que a música portuguesa, o fado, geralmente é triste, a letra em muitas delas é chorosa, revelando infelicidade. Mas o tango argentino também pega na tristeza e os portenhos tiveram colocação melhor na pesquisa. Portugal precisa reagir. Depois de Cristiano Ronaldo ser o melhor jogador de futebol do mundo, várias vezes, eles tem tudo para se alegrar na próxima Copa do Mundo, na Rússia. Só que Cristiano Ronaldo não pode jogar sozinho, ora pois!

Será realizado hoje, a partir das 20 horas, na Sociedade Rural de Apucarana, o leilão de gado de corte, para cria, recria e engorda. Estarão na pista 400 animais, nelore e de cruzamento industrial, machos e fêmeas. O evento será realizado pela Rural Business Leilões espera-se a presença de muitos pecuaristas.

Muito obrigado ao leitor assíduo da FOLHA, Antonio Sampaio de Andrade, gerente aposentado das lojas Riachuelo, pelo incentivo a esta Coluna e à dupla Militão
& Militão no programa de televisão pela CNT.

O craque do Londrina, revelado pelo Nacional de Rolândia, o Gauchinho, comemorou 81 anos ontem, contou-nos o repórter esportivo Rubens Cabral. O nome dele é Antero Bombassaro, que o jornalista Walmor Macarini sempre disse que parecia nome de embaixador. Parabéns e saúde! Eu fui com o saudoso presidente Carlos Franchello a Rolândia, contratar Gauchinho. Eu e o fotógrafo Augusto Galante, aqui da Folha.

Imagem ilustrativa da imagem Três anos de Beatriz
| Foto: Divulgação
Trabalhando na coordenação dos torneios de golfe do Royal Golf, Luiz Carlos Miguita e Marcos Silva vêm criando uma programação constante de competições sempre com grande participação do público que pratica esse esporte em Londrina e região, e também com a participação de diversas empresas locais, parceiras que contribuem para os sucesso dos eventos no Royal Golf.
Imagem ilustrativa da imagem Três anos de Beatriz
| Foto: Divulgação
Radicados em São Paulo, o administrador de empresas Bruno Marconi e a relações públicas Fabíola Ancioto comemoraram em Londrina a festa de três anos da sua filha Beatriz. O tema da festa foi o universo da personagem da Disney, a Minnie, a eterna namorada do Mickey Mouse. Amigos próximos e familiares foram abraçar a aniversariante e a família Marconi.
Imagem ilustrativa da imagem Três anos de Beatriz
| Foto: Divulgação
O doutor Carlos Zicarelli (foto), presidente do Capítulo Paraná, da Academia Brasileira de Neurocirurgia, será o anfitrião do 1° Congresso Paranaense de Avanços em Neurocirurgia – Copan - que acontecerá de 29 de maio a 1º de junho, no Aurora Shopping. Nomes de destaque do cenário nacional já confirmaram a participação no evento e grandes marcas do setor também. O doutor Zicarelli é diretor da Clínica N3 de Londrina, responsável pelos bastidores deste grande evento, que promete entrar para o calendário científico da área.



Festejaram aniversário ontem os senhores Paulo de Oliveira Vilela e Ricardo Resende, diretor de pecuária da Sociedade Rural do Paraná. Décio Ribeiro, Luis Fuganti Fedrigo e Ana Maria Fernandes Guilhen comemoram aniversário hoje.

O empresário Luis Eduardo Badin festejará seu aniversário amanhã. Aquele abraço.

João Batista Gomes Gatti, o empreendedor de Cornélio Procópio, comemorará aniversário dia 5.

Amigos estão incentivando Paulinho Vilela a concorrer à Câmara dos Deputados nas próximas eleições. Afirmam que ele tem muitos amigos em toda a região.

Imagem ilustrativa da imagem Três anos de Beatriz
| Foto: Divulgação
Está tudo preparado para o Leilão Dez Marcas, evento que abrirá os leilões da ExpoLondrina. Será na quinta-feira, dia 5, às 19h30, no recinto José Garcia Molina. Com oferta de 1.200 animais de corte de alta qualidade. O primeiro remate também é referência de mercado para o segmento. Pecuaristas de diversos estados confirmaram presença no Dez Marcas. O anfitrião José Moacir Turquino, o Tito, está na foto com o renomado pecuarista Osvaldo Cintra, que vem do interior de São Paulo e o dono da Leiloingá, Carlos Roberto Peres.
Imagem ilustrativa da imagem Três anos de Beatriz
| Foto: Divulgação
Rossana Niero, palestrante e diretora da empresa Aprimore, já marcou para o dia 9 de junho o seu próximo curso de etiqueta e imagem pessoal. O último aconteceu agora no dia 17, onde foi tratado a imagem pessoal, aprender a gerenciar e a busca por comportamentos adequados no ambiente corporativo. Rossana Niero está há 10 anos atuando nessa área.
Imagem ilustrativa da imagem Três anos de Beatriz
| Foto: Divulgação
O Rotary Clube de Londrina Alvorada homenageou os jovens de talento, com o troféu "Vera Maria Canziani". Foram homenageados: João Vitor Capri, Ana Luiza de Almeida Trzeciak e Luis Felipe Negrão de Souza que, desprendidos de incentivos, criaram o Fênix, cursinho popular e gratuito. Na foto, o governador distrital do Rotary, Alberto Baccarin, que é vice-prefeito de Ibiporã, com a presidente do clube, Terezinha Scandelae, com Julieta Arsenio, Ana Luiza Trzeciak, João Vitor Capri e Leila Haikal.



Segurança na ExpoLondrina

O trabalho integrado entre todas as forças de segurança que atuarão na ExpoLondrina será a palavra de ordem nesta edição de 2018. Em reunião realizada na semana que passou, foram discutidas regras e detalhes do trabalho e foi anunciada a utilização de três caminhões equipados com alta tecnologia – dois da PM e um da Polícia Civil – com estruturas para monitoramento e ação. Um dos caminhões da Polícia Militar, com capacidade para 16 estações de trabalho, servirá de base para as equipes de cada organismo desempenhar suas funções em conjunto. Todos os caminhões estarão equipados com câmeras e serão utilizados dois drones para monitorar toda a movimentação no Parque Ney Braga. No caminhão da Polícia Civil funcionará uma delegacia móvel, totalmente equipada com todo o necessário para o desempenho do trabalho conjunto da SRP, CMTU, Guarda Municipal, Policia Militar, segurança privada, bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, DER, Econorte, Juizado de Menores e fiscais de portaria.

Trio melancólico brasileiro salvo por Vinicius Moraes
Ainda a respeito da influencia da música na felicidade dos povos, foi Caetano Veloso quem disse, há alguns anos, se não falha minha já pouca memória pra vários assuntos, que antes do compositor Vinicius de Moraes, o Brasil era um país mais triste. E que o Brasil nasceu de um junção na marra, meio violenta até, do português com o índio e o negro. Os portugueses que Pedro Alvares Cabral trouxe e aqui os deixou, praticamente os abandonou à sorte, ao se mandar, alguns dias depois de 22 de Abril de 1500 para outras bandas, em busca de riquezas. Os índios estavam aqui e viviam festejando a vida, quando pescavam, caçavam, se casavam, corriam, mas ficaram tristes ao fazerem contato com os portugueses, ao receber ordens, ao ficar com medo até das missas rezadas, sem que nada entender do que se tratava. E os negros que vieram como escravos, amontoados em caravelas da pior qualidade, maltratados e que aqui ficaram muito tristes longe de suas terras, famílias, costumes, crenças e etc. Ser alegre como? Manter um bom astral de que maneira? Viviam separados ou quase. Concordo com o poetinha Vinicius de Moraes que compôs e cantava com Baden Powell, Tom Jobim e Toquinho, seus maiores parceiros: "É melhor ser alegre que ser triste, a alegria é a melhor coisa que existe, é assim como a luz no coração, mas pra fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza, senão, não se faz um samba não..."
Vinicius de Moraes esteve em Londrina uma ou duas vezes. Mas muitos londrinenses foram vê-lo no ex-Canecão, em temporada com Vinicius de Moraes e depois com Toquinho. Alguns estavam lá quando ele foi aplaudido pelas mulheres, que ficaram em pé (grande parte das presentes), e que desafiado por Tom, seu parceiro e compadre, a comentar se na idade que tinha ainda "dava no couro"... Imagine o que Vinicius, respondeu sorrindo, para ser tão ovacionado por elas!
mockup