Um trem da empresa América Latina Logística (ALL) descarrilou na madrugada de ontem em um trecho da Serra do Mar, próximo à cidade de Morretes, entre Curitiba e Paranaguá. Dos 32 vagões da composição, 21 tombaram. As três locomotivas que puxavam os vagões também saíram dos trilhos, provocando o vazamento de aproximadamente de 4 mil litros de óleo diesel que, segundo os bombeiros, atingiram o Rio Caninana, afluente do Rio Nhundiaquara. O maquinista Sidney Gonçalves Junqueira, 41 anos, foi encaminhado ao Hospital Cajuru, em Curitiba, com ferimentos leves.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Paranaguá, o acidente aconteceu por volta das 2 horas, no Km 46, entre as estações de Roberto Costa e Porto de Cima. ‘‘Uma das maiores preocupações foi resgatar o maquinista e conter o fogo provocado pelo derramamento de óleo’’, disse o soldado Marcos Yurk.
O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), José Andreguetto, afirmou que uma equipe esteve no local para realizar a coleta de amostras da água para análise. ‘‘Vamos analisar com calma e conforme os resultados tomaremos todas as medidas administrativas necessárias’’. Este ano o IAP já aplicou R$ 1,2 milhão em multas à empresa ALL por danos ao meio ambiente.
Além da coleta de amostras, funcionários do IAP e da ALL colocaram 20 barreiras de contenção para evitar maior contaminação do córrego. Além disso, estão sendo utilizadas pedras e folhas de bananeiras para conter o avanço do óleo. Caminhões-pipa e equipamentos de sucção estão fazendo o bombeamento do diesel.
As causas do acidente serão divulgadas pela ALL dentro de dez dias. Eles querem saber o motivo que levou o maquinista, que trabalha há doze anos na empresa, a saltar da locomotiva cerca de um quilômetro antes do local do acidente. Segundo a central de comando, ele teria avisado que o trem estava descontrolado.
A assessoria da empresa informou que na manhã de ontem 50 funcionários trabalhavam no local para a liberação da área. A previsão é de que o tráfego seja liberado às 18 horas de amanhã. Nesse trecho da Serra do Mar circulam cerca de 12 trens diariamente, com 30 vagões cada um. O trajeto também é utilizado por trens que fazem a linha turística.
Silvana Alcântara Oliveira, gerente de relações corportativas da ALL, disse que ‘‘todas as medidas para evitar um acidente maior no ambiente foram tomadas rapidamente’’.

mockup