Um trecho da rodovia Mábio Gonçalves Palhano, na zona sul de Londrina, entre a rotatória na avenida Ruy Ferraz de Carvalho e proximidades da localidade conhecida como “Venda dos Pretos”, recebe melhorias na iluminação. Equipe da Sercomtel Iluminação substitui as unidades velhas de vapor de sódio, dos pontos que já existem naquele trecho, por peças mais modernas. São cerca de 200 luminárias de modelo integrado, que já vêm com os circuitos e reatores protegidos das intempéries, como sol, calor, umidade e chuva.

Imagem ilustrativa da imagem Trecho da Mábio Palhano recebe melhorias na iluminação

“Estamos trocando as luminárias com avaria e com mau desempenho por luminárias mais eficientes”, esclareceu o gerente de Operações da Sercomtel Iluminação, Helder Cavalcanti de Oliveira. O prazo para a execução de serviços, segundo a empresa, está aberto, pois depende do cronograma e de outros serviços que já estão sendo executados.

As lâmpadas de vapor de sódio são muito eficientes e oferecem uma luminosidade bastante agradável e não agressiva. O modelo é o mais comum do parque de iluminação de Londrina. As ruas e avenidas da cidade têm 31.680 unidades dos 65.000 pontos existentes em todo o município.

LED

A Prefeitura e a Sercomtel Iluminação continuam com obras de iluminação, sobretudo na implantação de luminárias do padrão LED. Recentemente, a empresa entregou a modernização de três importantes ruas: Luís Lerco, na região sul; Serra dos Pirineus, na região oeste; e Prefeito Faria Lima, na região sudoeste – todas vias coletoras e de grande fluxo que servem outras vias menores.

A Luís Lerco, que liga a PR-445 à região da Unopar e do shopping Catuaí, recebeu 54 luminárias na sua duplicação; já a Pirineus, que vai da Avenida Tiradentes até o final do Jardim Bandeirantes, ganhou 46; e a Faria Lima, indo do campus da UEL até o Lago Igapó, recebeu 93 luminárias.

Outras obras que seguem na cidade são da avenida Leste-Oeste, o Lago Cabrinha e o entorno do Mercadão Shangri-lá. Em breve também vai iniciar serviços para a implantação de LED no interior do Cemitério São Pedro, no centro.