Imagem ilustrativa da imagem Trecho 1 do Arco Leste de Londrina tem trânsito liberado nesta sexta
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

O trecho 1 do Arco Leste, que liga a avenida dos Pioneiros em Londrina, a partir da rotatória da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), até a BR-369, foi liberado nesta sexta-feira (26) para o trânsito de veículos e pedestres.

Pela manhã, as equipes ainda trabalhavam na finalização da sinalização e agentes da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) orientavam os condutores. Laércio Alves foi ver de perto o resultado da obra que ele acompanhou ao longo de 15 meses. “Eu que sou morador aqui da região vi tudo de perto porque a expectativa era grande. É bom para todos porque vai aumentar o comércio, os loteamentos”, diz Alves, prevendo que o tempo de deslocamento até a igreja que a família frequenta na Vila Yara vai ser reduzida em 30 minutos. “Sem essa pista, a gente gastava uns 40 minutos e agora vai ser rapidinho. No máximo, em 15 minutos vamos estar na igreja”, comemora.

Foram investidos cerca de R$ 4,5 milhões na construção de dois viadutos para transpor a linha férrea no trajeto da avenida dos Pioneiros. A obra recebeu iluminação LED e acessibilidade, e teve um aditivo de R$ 800 mil, sendo entregue com atraso de cerca de cinco meses.

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| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, explica que o aditivo de valor e de prazo foram necessários para a execução de um trecho (de aproximadamente 100 metros) e parte da rotatória, que deveria ser entregue por uma loteadora que possui empreendimento no local. “Era para ser feito concomitantemente com nossa obra, mas isso não aconteceu. Dessa forma, a Prefeitura executou o serviço e depois cobrará os custos da loteadora”, afirma.

Ele destacou que o trecho 1 é uma importante obra para interligar regiões e funciona como um vetor de desenvolvimento para a cidade, atraindo novos empreendimentos e comércio. A professora Carolina Lino, que atua na Escola Municipal Roberto Alves Lino Junior, no Residencial Acquaville, também comemora a liberação das pistas. Ela mora em Ibiporã e comenta que em dias de chuva, a passagem pela estrada de terra era um transtorno.

“Era uma ansiedade de toda a região. A gente ouvia muitos pais também que aguardavam a liberação do trecho, pois muitos tinham que se arriscar pela linha de trem para ter acesso à escola ou os demais serviços do bairro. Então, além de facilitar esses deslocamentos a obra também traz mais segurança para os pedestres”, comenta.

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PLANEJAMENTO

O Arco Leste foi projetado para ser uma opção alternativa de ligação entre a PR-445 e a BR-369. Ao acessar a avenida Custódio Venâncio Ribeiro, os motoristas terão acesso à marginal da avenida Brasília (BR-369), alguns metros antes do Ceasa.

Questionado sobre o fluxo de veículos na marginal da rodovia, cujo acesso é dificultado pelo estreitamento da pista, Verçosa diz que a estruturação não é de responsabilidade de prefeitura, mas de domínio do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). A FOLHA aguarda um retorno do DER/PR sobre a existência de algum projeto que contemple as marginais de acesso à rodovia, no perímetro urbano.

TRÂNSITO NO TRECHO TRÊS

O projeto do Arco Leste foi dividido em cinco trechos e as obras de execução tiveram início em 2016. Com a liberação de mais uma etapa nesta sexta (26), o trecho restante é o três, que liga a avenida José Ventura Filho até a Robert Koch, na zona leste, contornando por trás o aeroporto Governador José Richa.

“Neste momento, está sendo finalizada a pavimentação e a execução de calçadas. Esperamos liberar dentro de no máximo 30 dias o trânsito de veículos no trecho 3, mesmo a obra não estando 100% concluída”, afirma Verçosa.

O trecho tem o custo de R$10,5 milhões, o mais alto de todas as etapas do projeto e compreende execução de duas pistas, sistema de drenagem, calçadas, travessia sobre o Córrego Limoeiro, bueiro celular e iluminação.

A FOLHA vem acompanhando o andamento de todas as obras. Os trechos dois (avenida dos Pioneiros), quatro (avenida das Américas) e cinco (avenida Waldemar Spranger) já foram liberados ao longo dos últimos anos.

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| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

A construção do trecho 3 teve início em janeiro de 2020 e a previsão de entrega era de 12 meses, mas foi dado um prazo adicional até o início de março e, apesar do pedido da empreiteira para estender a entrega por mais três meses, o prazo final acordado com a Prefeitura é em maio. (Colaborou Pedro Marconi)