Quem passar em frente ao Hospital Dr. Anísio Figueiredo, o Hospital Zona Norte, em Londrina, vai ter que se adaptar com as mudanças no trânsito. A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) vem executando diversas alterações durante o mês de novembro, com últimos retoques a serem realizados nesta quarta-feira (25). As melhorias no local são reivindicações antigas dos moradores, que pediam mais respeito e segurança na via.

Imagem ilustrativa da imagem Trânsito em frente ao Hospital Zona Norte recebe mudanças

A rua Odilon Braga, ligação entre as avenidas Curitiba e Saul Elkind, recebeu faixa de pedestres elevada e linha contínua com tachões, que proíbe a ultrapassagem entre veículos. A pista ao lado, que funcionava em mão dupla, passou a ter sentido único de circulação em direção à rotatória da avenida Curitiba. Nesta via também não será mais admitido o estacionamento de veículos alinhados ao canteiro. As duas pistas ganharam nova sinalização e os pontos de ônibus também passam por revitalização, com novas calçadas e rampas de acessibilidade.

O hospital fica entre duas avenidas de grande circulação de veículos. Para os moradores, as mudanças eram imprescindíveis. “É uma reivindicação antiga nossa, até nos reunimos e protocolamos o pedido na Câmara de Vereadores para ver se conseguíamos alguma coisa. Faz 40 anos que eu moro aqui e há muito tempo que esse espaço precisava de intervenção”, menciona Marcos Matiolli.

O morador afirma que os acidentes de trânsito eram frequentes, mas nem sempre registrados em boletim de ocorrência e por isso, não havia tantas notificações nos órgãos públicos. Ele menciona que há menos de mês um rapaz desceu a pista de motocicleta, bateu em um ônibus e morreu. “É um local que precisava de mais atenção, sinalização, é uma região de hospital, de muita circulação entre avenidas, de veículos e de pessoas também”, afirma.

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Antônio Pereira da Silva é taxista e está há 20 anos atuando no ponto localizado em frente ao hospital. Ele conta que o local é crítico. “Sai muito acidente aqui, o pessoal desce 'embalado', chega lá na rotatória e não tem como controlar. Agora, com a pista elevada as pessoas precisam reduzir, acho que vai diminuir a velocidade e ajudar o pedestre”, menciona.

SEM ESTACIONAMENTO

Quem tem comércio também vai precisar se adequar. A pista ao lado passou a ser mão única e ficou proibido o estacionamento em um dos lados da via. “Tirou o estacionamento, mas já era complicado, porque a pista é estreita e ficava carro dos dois lados, era difícil passar. O estacionamento aqui é um problema, porque as vagas do hospital não dão conta, então o pessoal vem aqui para a rua; quando enche aqui, vão para as ruas paralelas”, conta Alexandre da Silva Ramos, que atua em um salão de cabeleireiros no local.

Mesmo com a retirada das vagas, Ramos acredita que a circulação será melhor e já vê avanço com a aplicação da faixa elevada. “Quando não tinha a faixa, o pessoal passava correndo muito, agora tem que reduzir para passar”, menciona.

CMTU

Melhorar as vias em frente a hospitais e unidades básicas de saúde entrou no ciclo de atividades da CMTU neste ano, segundo Laércio Voloch, gerente operacional de Trânsito. Além do Hospital Zona Norte, a avenida Bento Amaral Monteiro, onde fica localizada a UBS (Unidade Básica de Saúde) Campos Verdes (zona oeste), recebeu travessia e vagas para idosos.

O gerente também cita que houve melhorias em frente ao Hospital da Zona Sul e que a companhia deve voltar para acrescentar mais reformas, assim como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Sabará (zona oeste), que já conta com a faixa elevada, e UPA Jardim do Sol, também na zona oeste, , que deve receber ajustes conforme o andamento das obras da avenida Rio Branco.

Voloch explica que áreas de instituições públicas merecem atenção. “São áreas que atraem público diversificado, que vão ter desde pais com crianças, quanto adultos, idosos e, muitas vezes, pessoas que não estão em plena saúde, chegam passando mal. Tem que estar com sinalização adequada para que os condutores respeitem mais”, afirma.

Nas alterações em frente ao Hospital Zona Norte, explica que a rua parece avenida, gerando conflito em um local com pouca interferência no trânsito. “Realmente, tinha pedidos da comunidade para melhorar o local e a gente resolveu tomar algumas medidas para reduzir a velocidade dos veículos e melhorar a segurança dos pedestres”, relata.

A expectativa é que com essas medidas o trânsito fique mais seguro para os moradores e para quem precisa acessar o hospital. “A gente vai acompanhar a evolução em relação ao respeito da faixa de pedestre e excesso de velocidade para verificar se haverá necessidade de novas intervenções, mas a expectativa é que com essas medidas o trânsito já melhore”, argumenta.