As obras realizadas na avenida Winston Churchill, na zona norte de Londrina, foram entregues oficialmente nesta quarta-feira (23). Uma das novidades é a reconstrução da rotatória em frente a Terminal do Ouro Verde. A prefeitura fez duas pistas novas para os motoristas que seguirem direto no sentido centro-zona norte e zona norte-centro e pistas laterais para aqueles que forem no sentido zona norte-bairro e vice-versa. Além disso, foi realizado todo o recape asfáltico da Winston Churchill, instalada a iluminação em LED, construída a ciclovia, as faixas exclusivas para os ônibus do transporte coletivo e as galerias pluviais que ajudarão a direcionar a água das chuvas de forma que não ocorra mais enchentes naquela localidade.

Imagem ilustrativa da imagem Trânsito é liberado na Winston Churchill
| Foto: Carlos Ribeiro / CMTU

SINALEIROS

Os motoristas que dirigirem no sentido centro-zona norte e vice-versa têm pistas duplicadas para seguirem direto seu trajeto, sem precisar contornar a antiga rotatória. Eles devem se atentar aos sinaleiros, que foram instalados no local. Sobre isso, o diretor de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), major Sérgio Dalbem, explicou que os agentes municipais de trânsito devem permanecer no local, fazendo a orientação e a conscientização dos motoristas até que todos compreendam as mudanças com a liberação das novas faixas.

Além disso, orientação é que os motoristas que estão na avenida e pretendem seguir para os bairros Imagawa, Ouro Verde, Conjunto Habitacional José Garcia Molina, Carnascialli e Jardim dos Alpes, por exemplo, fiquem nas pistas fora da rotatória, junto com a faixa exclusiva para o transporte coletivo, e deixem a faixa central para aqueles que seguirão reto, continuando na Av. Winston Churchill.

“Subindo pela Av. Winston Churchill, na direção norte-centro, o motorista que vai entrar para os bairros deve ficar na faixa da direita, porque agora isso é permitido. Pedimos para que o motorista não venha a fazer a mudança de direção quando estiver dentro da rotatória e isso serve também para o sentido sul-norte. Esses são os problemas mais complicados para o momento da adaptação e por isso os agentes de trânsito ficarão aqui para orientar”, disse Dalbem.

“Essa é uma obra que vem se somar a tantas outras feitas em Londrina, com o objetivo de trazer mais segurança no trânsito e qualidade de vida para as pessoas, fazendo com que elas cheguem mais cedo de volta para casa, depois de um dia de trabalho, e diminuindo o risco de acidentes e atropelamentos”, disse o prefeito Marcelo Belinati.

A Avenida Winston Churchill é considerada um grande corredor do trânsito, visto que ela tem ligação com a Avenida Francisco Gabriel Arruda – via que sai da Avenida Saul Elkind em direção à Avenida Tiradentes, mudando de nome para Av. Winston Churchill - e com a Avenida Rio Branco, onde a Prefeitura de Londrina está construindo um viaduto no cruzamento com a Avenida Leste-Oeste, onde trafegam diariamente, em momentos de rush, cerca de 20 mil veículos.

CONVERSÃO

Além dessa reconstrução da rotatória da Avenida Winston Churchill com as Ruas Tanganica e Tanzânia e a Avenida dos Amigos, agora os motoristas têm uma nova conversão. Aqueles que dirigem no sentido centro-zona norte têm uma nova alça de acesso para a Lucílio de Held. Assim, eles convergem à esquerda antes de chegarem no viaduto, por onde passa a linha férrea.

Outro novidade para a região é a reforma do Terminal do Ouro Verde. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, os projetos arquitetônicos para a modernização e ampliação do terminal de ônibus já estão em fase de licitação. Eles são importantes, pois englobam projetos para a fundação, para a parte elétrica e estrutural, de climatização e a pavimentação do espaço. Quando prontos, os projetos permitirão a abertura do processo licitatório para a construção do espaço, que deve ficar em torno de R$ 7 milhões. (Com informações do N.Com)

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