O Conselho de Trânsito de Londrina toma posse hoje, às 20 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina, com o desafio de tentar resolver os muitos problemas existentes hoje no trânsito da cidade. Conter a violência e a dificuldade dos motoristas em conseguir que a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) aceite os recursos relativos a multas sem fundamentação estão entre os principais objetivos da nova diretoria.
O presidente eleito, o advogado Alvino Aparecido Filho, afirma que a entidade irá agir junto aos órgãos responsáveis pelo trânsito no município. ‘‘Não podemos deixar que decisões fiquem somente nas mãos do poder público’’, diz Alvino Filho.
No caso das multas, o advogado informa que o conselho pretende reivindicar junto à companhia o número de notificações, de recursos interpostos e também de recursos que receberam provimento. ‘‘Com estes dados nas mãos, saberemos se de fato está ocorrendo uma rejeição sistemática dos recursos interpostos.’’
A proposta do conselho para deter a violência no trânsito deverá passar por dois caminhos: o lançamento de campanhas de conscientização de motoristas e pedestres e a reivindicação de mais rigor aos maus condutores. ‘‘Acreditamos que só através da punição exemplar poderemos conseguir melhorias.’’
Atualmente, participam do conselho 49 entidades. Entre os assuntos já incluídos na pauta de discussão da comissão de apoio técnico está a instalação de câmeras (pardais) nas ruas da cidade.

mockup