Tráfico migra com revitalização de praça
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Diego Ribeiro<br>Equipe da Folha 
Comerciantes da Travessa Tobias de Macedo e da Rua Moreira Garcez, no Centro, perderam clientes nos últimos meses em razão da migração dos crimes, após a revitalização da Praça Tiradentes. Segundo a proprietária de uma papelaria da região, Wilma Kurthheussinger, 46, que há quatro anos trabalha no local, o movimento de clientes caiu entre 30% e 40% aproximadamente. A diminuição seria em razão dos crimes originários do tráfico nos pontos de ônibus nas ruas, que teriam afastado os consumidores da região.
O dono de uma panificadora, Joaquim Cancela, 40, contou que tem pedido a instalação de uma câmera na esquina das duas ruas. De acordo com os dois comerciantes, os criminosos fugiram da Praça Tiradentes, onde, até o final do ano, deve haver 71 câmeras fiscalizando durante 24 horas, para as ruas do entorno, pontos cegos. O problema foi levado pelos comerciantes para a Secretaria Municipal de Defesa Social e Antidrogas.
Segundo o secretário de Defesa Social, coronel Itamar dos Santos, a Guarda Municipal registrou na região 91 ocorrências referentes ao tráfico com 47 prisões. Santos mencionou que a migração da criminalidade é normal e era prevista. Ele explicou que os guardas municipais e a Polícia Militar realizam trabalho de inteligência nas proximidades e que a instalação de câmeras nas redondezas está prevista para o mês que vem. Wilma contou que após a reunião com a prefeitura, a segurança melhorou na região.
Enquanto isso, segundo Cancela, os comerciantes estão fazendo um abaixo-assinado para mobilizar associações de empresários para pagar metade do valor de uma câmera. Os outros 50% seriam rateados entre os comerciantes, afirmou Cancela. Santos informou que há uma proposta semelhante, em que a prefeitura pagaria a instalação das câmeras apenas.


