Curitiba - O olhar invísivel das câmeras traz à população e aos comerciantes do Centro uma sensação de segurança que extrapola o sentido da percepção. Se a câmera passa quase despercebida na correria do dia-a-dia, seus resultados nas ruas, não. É o que diz Dalton Mendes Júnior, que há 16 anos tem uma banca de revista ao lado da Praça Tiradentes. Nesse tempo todo, o comerciante pôde observar as muitas transformações do local ao longo dos anos. Ele diz que desde que as câmeras passaram a fazer parte da paisagem da praça, muita coisa mudou.
''A praça era uma espécie de cracolândia de Curitiba. Todo mundo dava a volta mas não passava pela praça. Desde de que as câmeras foram instaladas, desapareceram mendigos, traficantes, assaltantes e marginais'', enumera. Mesmo nunca tendo problema com assaltos, Mendes conta que já viu inúmeros, desde roubos de aposentadoria de idosos até furtos em outros comércios.
O engraxate José Geraldo da Cruz, que há 13 anos trabalha no local, confirma. ''Antes a gente sempre era incomodado, agora está mais tranquilo'', diz. (T.A.)

mockup