Cambé - Em dez dias, os moradores do Jardim Ana Rosa, em Cambé (Norte), se assustaram com três homicídios. Em todos os crimes, a ligação com o tráfico de drogas é a principal linha de investigação da Polícia Civil, que afirma que traficantes da Zona Oeste de Londrina têm frequentado o bairro.
A reportagem da FOLHA foi até o bairro, onde residem cerca de 12 mil pessoas. Com vias longas e avenidas bastante movimentadas, o Ana Rosa foi marcado pela criminalidade há cerca de três anos, mas ultimamente tinha uma rotina tranquila. ''Temos percebido que de uns cinco meses pra cá a coisa está ficando feia de novo'', comentou um comerciante, que, a exemplo dos outros moradores, pediu para não ser identificado.
Na Avenida Manoel Ferreira, duas casas abandonadas tem servido de ponto de encontro de usuários e traficantes de droga. Uma das casas, que segundo os vizinhos está há mais de um mês abandonada, havia se transformado em mocó, até que na semana passada foi incendiada. ''A gente não sabe o que aconteceu, se tinha alguém usando droga lá dentro ou se atearam fogo de propósito. Mas todo dia tinha uns grupinhos, às vezes a gente até escutava uns gritos'', comentou uma moradora da avenida. No local, restos de objetos e roupas queimadas, além de muita sujeira.
Uma moradora que reside na Rua César Moreski afirma que um bar localizado nas imediações é um ponto de encontro dos traficantes. ''Todo mundo aqui já sabe onde eles ficam, mas a gente tenta não se intrometer. O que a gente escuta falar é que os traficantes que mandam mesmo são de Londrina'', revelou a moradora.
Uma mata fechada no final do bairro é um dos principais problemas apontados pelos moradores, que afirmam ver usuários e traficantes se escondendo no local durante a noite. ''A prefeitura sempre fala que vai cercar para evitar que as pessoas entrem. A gente fica com medo de passar por perto, principalmente à noite'', reclamou um morador. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que há cerca de um ano foram iniciadas as obras de instalação de cercas, mas vândalos teriam arrancado o material. Por enquanto não há mais previsão para novas instalações.
Quanto à segurança, os moradores afirmam que o patrulhamento preventivo não tem acontecido. ''A gente só vê viaturas por aqui quando alguma desgraça já aconteceu'', reclamou uma moradora. De acordo com a assessoria de imprensa do 5º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela área de Cambé, o comando da PM da cidade estará intensificando as operações de abordagens no Jardim Ana Rosa nos próximos dias e já está realizando trabalhos junto ao Serviço de Inteligência (P2) para conseguir localizar e apreender armas ou drogas.
Serviço - Denúncias anônimas para colaborar com a polícia no combate ao tráfico de drogas podem ser feitas pelo 181.

mockup