A pista principal do novo Viaduto da PUC, na avenida Tiradentes (zona oeste), no sentido Londrina-Cambé será liberada na tarde desta quinta-feira (6). Serão disponibilizadas as duas faixas no mesmo sentido e a tendência é que o fluxo fique mais alto nas primeiras horas após a liberação. O pedido da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é que os condutores mantenham a atenção nas sinalizações, já que as obras seguem e trabalhadores e maquinários ainda estarão próximos à pista.

Segundo o DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), a liberação deve ocorrer no final da tarde.

Está prevista a liberação do outro sentido de tráfego sobre o viaduto, sentido Cambé-Londrina, para este sábado (8), com interdição da marginal seguida pela realização de trabalhos para ligar a rotatória sul com a passagem inferior. Caso as condições climáticas não sejam favoráveis, a liberação será adiada para segunda-feira (10).

Duas rotatórias fazem parte das obras nas marginais para permitir que os motoristas que chegam das avenidas Jockey Clube, que dá acesso à PUC (Pontifícia Universidade Católica), e Cruzeiro do Sul, e das ruas Geraldo Rodrigues e das Indústrias não tenham necessidade de ter interação com o tráfego da rodovia. Será possível entrar e sair da BR-369 pelas vias marginais, ligadas às rotatórias, pelos dois sentidos. A estimativa é que a parte inferior das rotatórias e vias de acesso seja liberada ainda neste mês.

No fim de janeiro, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, havia adiantado que a entrega da obra seria neste mês de março e revelado que as reformas tiveram bom andamento no mês de janeiro. A medição de dezembro já havia chegado a 79,9% de conclusão. O investimento total na obra do Viaduto da PUC é de R$ 31.069.120,00.

"É uma importante obra para a população de Londrina, solucionando o congestionamento, evitando acidentes e trazendo mais segurança para todos os usuários", disse o secretário.

Imagem ilustrativa da imagem Tráfego do Viaduto da PUC começa a ser liberado nesta quinta
| Foto: Roberto Custódio

FAIXAS DE ROLAMENTO

A estrutura da obra avançou em janeiro após a implantação das vigas longarinas e dos serviços na concretagem da laje, por onde vão passar as faixas de tráfego. Os serviços de pavimentação foram concluídos nos acessos à pista superior do viaduto, com terraplanagem terminada e dispositivos de contenção concluídos.

As novas pistas terão duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, com acostamentos externos de 2,5 metros e faixa de segurança interna de 60 centímetros para cada lado, separadas por barreiras de concreto. As alças contarão com 6,5 metros de largura, sendo 5,6 metros de faixa de rolamento e 45 centímetros de faixa segurança de cada lado.

Também serão executadas novas calçadas em concreto, muros de contenção dos taludes do viaduto, sinalização horizontal e vertical, iluminação pública e paisagismo.

O viaduto da PUC é uma demanda antiga da comunidade. A primeira empresa que venceu o edital teve o contrato rompido em junho de 2023, após não cumprir o contrato. A segunda colocada no certame foi convocada e começou as obras em setembro. No mês seguinte, a construção começou a impactar o trânsito na região.

(Atualizada)