Imagem ilustrativa da imagem Tradicional benção dos carros acontece nesta terça em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Todos os anos, a morte de Madre Leônia Milito, protetora do trânsito, é marcada pela tradicional benção de carros e celebrações em Londrina. Nesta terça-feira (21), as portas do Santuário Eucarístico Mariano, na avenida Madre Leônia Milito, 575, na zona sul, ficarão abertas até às 18h para receber os condutores.

“É um evento civil e religioso. Um momento para refletir sobre nossas responsabilidades no trânsito”, diz a irmã Maria do Carmo Duarte. A benção teve início às 7h30 e logo na primeira meia hora, mais de 100 veículos já haviam passado pelo Santuário. A expectativa é abençoar cerca de quatro mil veículos.

Alisson Fernandes da Silva, que percorre as ruas da cidade diariamente, trabalhando como entregador por aplicativo, estava de passagem pela avenida e resolveu participar da ação pela primeira vez. “Minha profissão é muito perigosa, bastante arriscada. Trabalhamos por entrega e, por isso, precisamos de agilidade. Eu nunca sofri um acidente, mas proteção nunca é demais. Já saio daqui hoje com uma maior sensação de segurança”, afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Tradicional benção dos carros acontece nesta terça em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

A irmã Duarte reforçou a mensagem de “que todos precisam da proteção de Deus em tudo que fazem” e relembrou uma história emocionante. “Um rapaz, em ótima saúde, veio demonstrar toda a gratidão à Madre Leônia neste evento de benção dos carros porque ele havia sofrido um acidente na BR-369 durante a madrugada, cerca de dois anos atrás”, comenta.

O rapaz ficou inconsciente, às margens da pista, próximo à Capela Nossa Senhora do Caminho, em Cambé (Região Metropolitana de Londrina), onde Madre Leônia perdeu a vida em um acidente no dia 22 de julho de 1980. “Às 5h alguém o socorreu e ele foi levado ao hospital, onde ficou em coma. Os familiares invocaram Madre Leônia e ele se recuperou. Estava muito bem de saúde e quis compartilhar essa história com a gente”, diz.

MISSAS

Na quarta-feira (22), data da morte de Madre Leônia Milito, serão celebradas duas missas, às 7h e às 15h, na Paróquia São Vicente de Paulo. “À tarde, vamos lembrar de todos que faleceram no trânsito ou sofreram consequências dele. Também teremos bençãos das chaves dos motoristas”, conta.

Imagem ilustrativa da imagem Tradicional benção dos carros acontece nesta terça em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

DRIVE-THRU

Neste ano, a benção dos carros é realizada em parceria com a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e integra a programação da Semana Nacional do Trânsito. Equipes da CMTU acompanham o evento e aproveitam para divulgar o drive-thru da credencial de idoso.

“Para fomentar a procura e facilitar a vida dos idosos no trânsito de Londrina, credenciamos 90 cartões de estacionamento que poderão ser retirados aqui no Santuário, na sexta-feira (24), das 8h às 12h e das 13h às 17h”, comenta o diretor de Trânsito da CMTU, major Sérgio Dalbem.

Para ter acesso à credencial, os interessados maiores de 60 anos terão de efetuar cadastro prévio no site da CMTU, na opção “Atendimento do Protocolo – Agende Já”, até as 18h de quinta. Ainda restam 20 credenciais e segundo Dalbem, a ação não impede que os idosos solicitem o cartão diretamente na companhia, fora deste período.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.