Além das medalhas e menções honrosas, os premiados são orientados para carreiras científicas, ganhando bolsas de iniciação científica júnior. O programa dura um ano e tem carga horária de 16 horas por mês, geralmente cumprida em fins de semana. Cada um dos bolsistas recebe R$ 100 por mês, pagos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Por ter recebido menções honrosas nas edições anteriores da Obmep, Gustavo Coldebella frequenta desde 2007 as aulas de iniciação científica na Universidade Estadual de Londrina (UEL). ''Temos aulas com doutores e aprendo um conteúdo diferenciado do que vejo em sala, como Criptografia, Indução Lógica, Teorema de Pitágoras'', exemplifica.
Os medalhistas também têm a oportunidade de se divertir e compartilhar conhecimento nos encontros de medalistas realizados em várias partes do país. Lucas Felipe Sobrinho Ignácio foi convidado a participar de uma seleção para a ''Preparação Especial para Competições Internacionais'' (Peci), programa cujo objetivo é capacitar um grupo de alunos para outras olimpíadas nacionais e internacionais, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro.
Os professores dos estudantes vencedores, as escolas e as secretarias de educação também recebem prêmios. No Paraná, os colégios estaduais Hugo Simas, Vicente Rijo, ambos de Londrina, e Castelo Branco, de Toledo, receberão um kit de material esportivo, bem como livros e vídeos para uma biblioteca básica em Matemática e Ciências. Os colégios Sagrada Família (Campo Largo), Costa e Silva (Itaipulândia), Gastão Vidigal (Maringá), Souza Naves (Rolândia), Colégio da Polícia Militar (Curitiba) e Colégio Estadual do Paraná (Curitiba) receberão cada um troféu pelo desempenho em edições anteriores da Obmep. (C.V.)

Serviço - A Obmep é promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática. O prazo de inscrições para a Obmep/2010 será de 9 de fevereiro a 26 de março.

mockup