Kátia Baggio Especial para a Folha
O ajudante de serviços gerais Roberval Soares da Conceição, 21 anos, caiu da carroceria de um caminhão e, quando era atendido por uma viatura policial, foi atropelado e morto por uma Variant. O acidente, que envolveu três veículos, ocorreu ontem por volta das 8 horas, na Rua Heródoto, próximo à Avenida Duque de Caxias (zona sul). Roberval Conceição, que estava sentado na beirada da carroceria do caminhão, acabou se desequilibrando quando o veículo foi atingido por outro caminhão.
Na queda, o ajudante sofreu um corte na orelha e não chegou a desmaiar. O acidente foi comunicado ao posto policial do Jardim Igapó e uma viatura atendeu a ocorrência. O Siate foi chamado enquanto o sargento José Rodrigues Reina prestava os primeiros socorros ao rapaz, fazendo com que ele deitasse na pista por causa do sangramento.
A Variant, que também seguia em direção à Avenida Duque de Caxias, e segundo testemunhas, passou pelo local do acidente sem diminuir a velocidade e atropelou Roberval e o sargento quando o soldado Edivaldo Aparecido Alves começava a organizar o trânsito. O sargento Reina teve apenas escoriações leves na perna direita porque viu o carro a tempo e saltou. ‘‘Ouvi o apito do soldado Edivaldo, mas quase não deu tempo de saltar. Foi muito rápido’’, contou o policial. A roda da Variant, porém, acabou passando por cima da cabeça de Roberval, que morreu na hora.
Clóvis Aparecido Medeiros de Morais estava com Roberval Conceição na carroceria e disse que a Variant não corria muito, mas o motorista nem chegou a frear. ‘‘Não sei se ele ouviu o apito do policial, mas nem diminuiu a velocidade. Quando vimos, o Roberval já estava morto’’, relatou.
O motorista da Variant, Onésimo Alba de Melo, 48 anos, não quis falar com a imprensa, mas testemunhas confirmaram que ele não parou quando o policial apitou, apesar da baixa velocidade. Nem o sargento Reina soube dizer qual seria a velocidade da Variant, na hora do atropelamento.
O outro veículo envolvido no acidente foi o caminhão placa AVL 1198, de Londrina, que pertence à empresa Londrigás. O motorista Pedro Frederico, 47 anos, disse que trafegava pela Rua Heródoto em direção à Avenida Duque de Caxias. Ele contou que estava em baixa velocidade por causa da falta de visibilidade provocada pelo sol quando outro caminhão, no qual estava o ajudante Roberval, conduzido por Antonio Farias, 48 anos, vinha atrás, no mesmo sentido e bateu na traseira do seu caminhão. Farias disse que também se atrapalhou com a luz do sol. Ele, Roberval e mais dois rapazes iam buscar entulho em um local perto do Hospital Universitário.
O ajudante de serviços gerais morava no Jardim São Paulo, em Cambé (13 km a oeste de Londrina), com os pais e estava trabalhando como ajudante no carregamento de entulho para ajudar no orçamento de casa.

mockup