Como um fio condutor da própria civilização, as linhas férreas deram origem a várias cidades. Mas o que um dia foi modernidade, hoje pode ser um problema. Os municípios cresceram e as linhas foram englobadas, passando a representar transtorno quando interrompem o tráfego e oferecem perigo aos pedestres e motoristas que precisam atravessá-las.

No último final de semana, um acidente envolvendo um trem e um caminhão em Rolândia (Norte) trouxe à tona a discussão sobre o que fazer com essas linhas. Muitas vezes a própria população se coloca em risco, não obedecendo a sinalização e não usando as trincheiras de transposição das linhas férreas. Em Cambé (Norte), depois de anos de solicitação, em junho deste ano foi finalizada a construção de uma dessas trincheiras. Mesmo assim, os moradores insistiam em cruzar em local proibido. A solução foi a instalação de um alambrado impedindo a passagem.

O eletricista Edivaldo Carneiro e o aposentado Inésio Cruciani moram próximo à trincheira e testemunharam várias pessoas correndo risco ao atravessar a linha. ''A travessia antes era perigosa e como as nossas pernas já não ajudam, é melhor andar um pouco mais e passar em segurança, com calma, do que correr riscos'', conta Carneiro.

Quais são os outros problemas trazidos pelas linhas férreas? Saiba mais na matéria de Érika Gonçalves.

Leia mais:

Linhas férreas serão desviadas

Empresa ferroviária realiza campanha de segurança

mockup