Testes rápidos de HIV
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 02 de dezembro de 2014
Reportagem Local 
Moradores de Curitiba e região poderão realizar testes rápidos de HIV em duas unidades móveis (trailers), a partir da próxima sexta-feira. Os resultados serão fornecidos em pouco mais de 20 minutos.
Uma das unidades ficará estacionada às sextas-feiras, das 18h às 22h, na Praça Osório, e aos sábados, das 18h às 22h, em local próximo à Praça Tiradentes, na capital paranaense.
A segunda unidade móvel estará embarcada em uma estrutura do programa Consultório Na Rua que leva equipes de saúde à população de rua e seguirá o itinerário programado para o veículo, oferecendo a testagem para a população em situação de rua e usuários de drogas.
A iniciativa é parte do programa "A Hora É Agora Testar Nos Deixa Mais Fortes" e servirá de piloto para futura implantação em outras cidades do País. O foco do programa é à prevenção e o controle do HIV entre gays e homens que fazem sexo com homens (HSH). Estes são dois dos grupos mais vulneráveis à infecção pelo HIV, principalmente entre os jovens.
Além da testagem, o programa prevê a criação de uma plataforma virtual (e-Testing), que permitirá aos interessados receber em casa o teste de fluído oral. Assim, a pessoa poderá fazer o autoteste, cujo resultado também será lido em 20 minutos. Esta nova tecnologia deve entrar em funcionamento no início de 2015.
Paralelamente, estão sendo modernizadas as linhas de avaliação e monitoramento, com o objetivo de garantir o atendimento rápido após o diagnóstico. Os usuários dos serviços com resultado positivo serão encaminhados de imediato aos serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS), para acompanhamento.
A testagem rápida do HIV também pode ser realizada no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), localizado na Rua do Rosário, 144, 6º andar, de segunda a sexta, em horário comercial, no Grupo Dignidade (Avenida Marechal Floriano, 366. Conj. 46, 4º andar, Centro), terças e quintas, das 16h às 20h.
A linha telefônica Disque Agora (3322-2200) estará disponível 24 horas e contará com profissionais capacitados para orientar e tirar dúvidas dos usuários do programa.
IMUNODEFICIÊNCIA
Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Humana e se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas. A doença é causada pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana), que recebe esse nome por destruir o sistema imunológico. Desse modo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose e até alguns tipos de cânceres.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a Aids. Há portadores do vírus (soropositivos) que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.


