A Prefeitura de Londrina realizou, na tarde deste domingo (19), teste seletivo para contratar profissionais da educação básica e preparadores de cadáveres. Nesta edição, 124 vagas para a função de professor, dez para a de educador físico e duas para a de preparador de cadáveres foram ofertadas pelo município. Conforme divulgado pela Secretaria de Recursos Humanos de Londrina, a taxa de comparecimento foi de 83,13%, uma das mais altas dos últimos anos. A lista de aprovados será divulgada no dia 27 de setembro, no Jornal Oficial do Município.

A londrinense Ana Carolina da Silva, 23, fez a prova na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, na zona leste da cidade, depois de ter se preparado através de provas anteriores e videoaulas "que auxiliam com o que mais cai", contou. "Assim eu fui me preparando no tempo disponível que eu tinha”, comentou.

Na unidade, apenas 16 candidatos deixaram de comparecer e o distanciamento social mínimo, de 1,5, entre cada participante, foi garantido. Por lá, eles foram distribuídos em, no máximo, dez participantes por sala.

Imagem ilustrativa da imagem Teste seletivo da Prefeitura de Londrina registra 83,13% de comparecimento
| Foto: Vitor Struck/Grupo FOLHA

Questionada sobre o nível de dificuldade da prova, que tinha 60 questões objetivas, Silva avaliou que as questões mais desafiadoras foram justamente as que cobravam pontos específicos das leis que regem a educação brasileira. Só para se ter uma ideia da complexidade do tema, somente uma das principais matérias, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), possui 92 artigos. Entretanto, a lei do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), o Plano Nacional de Educação, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), entre outras, também seriam cobradas uma vez que compõem a política educacional do País.

"Detalhes muito específicos. São coisas que acabamos estudando mais no geral, então quando cai muitas coisas específicas, nos detalhes, são coisas que as pessoas geralmente não se atentam, ou esquecem, ou quando vão estudar, acabam deixando de lado achando que não vai cair”, avaliou.

O teste seletivo transcorreu de forma tranquila nas 40 escolas municipais de Londrina, que receberam, ao todo, 3.262 candidatos. Equipes da Guarda Municipal de Londrina foram destacadas para auxiliarem os fiscais os garantirem a segurança.

A educadora Ana Beatris Monteiro, 26, viu no concurso uma ótima oportunidade de retornar à educação infantil. Após ter deixado um emprego em uma creche da rede privada, há cerca de um ano, Monteiro deu início a um negócio digital e, se for aprovada, deverá as conciliar as duas atividades profissionais.

“Estou confiante, acho que sim”, riu. “Dá medo porque é bastante texto, ler bastante, saber interpretar, mas você vai fazendo com calma, fiz com calma, em um tempo bom, sem correria, e acho que vai dar certo, tomara”, concluiu.

Além de avaliar o desempenho na prova objetiva, a Secretaria de Recursos Humanos também fará a avaliação de títulos para compor a pontuação e selecionar os participantes. Caso algum candidato não concorde com o resultado, recursos poderão ser interpostos até às 17h do dia 29 de setembro. Após esta etapa, o resultado final deverá ser homologado e publicado no dia 1º de outubro, no Jornal Oficial do Município.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.