Pouco mais de um mês e meio após o início da reconstrução do Terminal Acapulco, na zona sul de Londrina, finalmente a unidade provisória para os usuários do transporte coletivo iniciou as atividades nesta terça-feira (18). A estrutura, que funcionará durante as obras, está na avenida Chepli Tanus Daher, entre as ruas Maria Vidal da Silva e a Joana de Lourdes Nardo Gomes, totalizando cerca de 250 metros de extensão.

A previsão é de que a estrutura provisória funcione por 11 meses, ou até o fim da obra, cujo custo total deve ser de R$ 16,6 milhões . A partir de agora, disse o secretario municipal de Planejamento, Marcelo Canhada, será possível demolir o terminal antigo. “Evidentemente que tinha que compatibilizar o canteiro de obras com o terminal funcionando. Agora está tudo liberado para a construtora conduzir a obra e poder trabalhar com tranquilidade para cumprir o cronograma da obra.", afirmou.

A previsão é de que a estrutura provisória funcione por 11 meses, ou até o fim da obra.
A previsão é de que a estrutura provisória funcione por 11 meses, ou até o fim da obra. | Foto: José Otávio Ereno/N.Com

“Não é uma reforma ou ampliação. É um terminal novo, em um terreno de 8,5 mil m²", acrescentou o secretário, explicando que pelo local passam 23 linhas de ônibus e mais de seis mil passageiros diariamente. "A área de 1700 m² vai para 3500 m² e irá oferecer todas as condições de conforto para a população.”

LEIA TAMBÉM:

= Londrina tem prejuízo de R$ 30 mi por ano com expansão desorganizada

Canhada afirmou que o terminal provisório foi feito com todo o cuidado, mas eventualmente as pessoas vão tomar sol e chuva. “Fizemos as coberturas, o banheiro, a calçada e a sinalização", resumiu.

Paralelamente haverá a duplicação da marginal da PR-445, entre a rotatória da avenida Eurico Gaspar Dutra e a Chepli Tanus Daher. “É uma obra extremamente importante para a mobilidade urbana. Vai melhorar a qualidade de vida para o pessoal do Acapulco. Hoje as 23 linhas passam dentro do bairro em ruas que não foram projetadas para suportar um trânsito tão pesado. Com essa duplicação os veículos poderão entrar direto no terminal", detalhou.

O major Mário Celso Andrade, diretor de Trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), pediu paciência nas proximidades do local até que as pessoas consigam se adaptar à nova rotina. Ele ressaltou que neste primeiro momento haverá agentes para orientar os motoristas. "Essa mudança exige intervenções no trânsito, que está sendo orientado e organizado pela CMTU. No começo, é natural que as pessoas fiquem um pouco confusas, até mesmo os motoristas de ônibus, já que o fluxo é impactado, então vamos ver in loco como tudo funcionará, mas acredito que não haverá problemas”, comentou.

ORIENTAÇÕES

A avenida Chepli Tanus Daher será exclusiva para ônibus, no sentido PR-445/bairro, entre as ruas Maria Vidal da Silva e Joana de Lourdes Nardo Gomes. Quem trafegar pela PR-445 sentido Acapulco, obrigatoriamente terá que desviar para a rua Maria Vidal da Silva com fluxo recomendado para a rua Otávio Cesário Pereira. Nesse fluxo existem outras opções de ruas para trânsito interno no bairro. Já a avenida Chepli Tanus Daher, sentido bairro/PR445, está com seu fluxo normal.

Foi implantada, na Avenida Chepli Tanus Daher esquina com a Rua Maria Vidal da Silva (nos dois sentidos), uma minirrotatória para disciplinar o desvio do acesso à estação provisória de embarque. A CMTU solicita a atenção dos condutores, pois foi necessária uma mudança de preferencial. A intenção é manter o fluxo do transporte coletivo prioritário e, ao mesmo tempo, proporcionar mais segurança ao trânsito. Por isso, os motoristas de veículos particulares devem dar preferência ao transporte coletivo neste cruzamento. (Com N.Com)

¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.
mockup