Os usuários do transporte coletivo que passam pelo Terminal Ouro Verde (Norte) devem ficar atentos às mudanças que ocorrerão a partir deste sábado (13). O Terminal ficará fechado por dez dias para obras na rotatória da avenida Winston Churchill. Os passageiros serão remanejados para pontos de ônibus próximos ao local.

Imagem ilustrativa da imagem Terminal do Ouro Verde ficará dez dias fechado para obras na rotatória
| Foto: CMTU/Divulgação

Atualmente, 12 linhas acessam o terminal, duas delas terão mudança na rota. A linha 412 – Hilda Mandarino e 414 – Nova Olinda terão acesso direto ao Terminal Central como substituição ao Terminal de Integração.

“Como o Terminal fica interditado, elas ficariam sem um ponto de integração e sem ponto final, por isso nós decidimos levar essa linha para o Terminal Central. As outras dez continuarão fazendo o mesmo percurso”, explica Moacir Morais, coordenador de transportes da CMTU (Companhia Municipal de Transportes Urbanos).

Em vez de adentrar ao Terminal, as outras dez linhas passarão por pontos de ônibus na avenida Winston Churchil, um localizado próximo à avenida Liberdade e outro próximo ao Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Os usuários deverão embarcar pela porta dianteira do ônibus para a integração sem o pagamento de nova tarifa por meio do cartão transporte. Quem fizer o pagamento com dinheiro em espécie não conseguirá a integração gratuita.

Imagem ilustrativa da imagem Terminal do Ouro Verde ficará dez dias fechado para obras na rotatória
| Foto: CMTU/Divulgação

Como auxílio, a CMTU vai disponibilizar a venda de créditos no próprio Terminal Ouro Verde. Quem não tiver o cartão, deve procurar os pontos de venda no Terminal Central e na avenida Quintino Bocaiúva, 351.

TERMINAL PROVISÓRIO

Em obras que envolveram outros terminais de integração, como o do Vivi Xavier e Milton Gavetti, ambos na zona norte, foi criada uma estrutura com terminal provisório, diferente da situação no Ouro Verde. “Dessa vez, é um tempo muito curto de interdição, dez dias no máximo, então não há necessidade de uma nova estrutura. Além disso, o local já está em obras, com movimentação de máquinas, fluxo grande de veículos, as calçadas são estreitas, se construísse uma estrutura ali, causaria transtorno e aglomeração”, explica o coordenador.

Morais acrescenta que a estrutura do Terminal continuará disponível aos usuários, como bebedouros e banheiros, explicando que apenas o acesso aos ônibus é que será interrompido. Ele também destaca que todas as linhas que passam por ali possuem integração com outros terminais, onde os usuários também poderão fazer o uso das estruturas.

De acordo com a CMTU, antes da pandemia, mais de 20 mil pessoas passavam pelo Terminal Ouro Verde diariamente. O número foi reduzido em 60%, com seis mil usuários de passagem. Desses, 2.500 embarcam ou desembarcam por ali.

OBRAS

A interdição do Terminal está relacionada às obras de reconstrução da avenida Winston Churchill, que teve início em março de 2020. Nesta etapa das ações, a reforma contempla a rotatória que é utilizada pelos ônibus para acessar o local. A intenção é que com a obra, haverá melhoria no fluxo de veículos que trafegam pela rotatória, incluindo a entrada e saída dos ônibus no Terminal.

Imagem ilustrativa da imagem Terminal do Ouro Verde ficará dez dias fechado para obras na rotatória
| Foto: CMTU/Divulgação

TRÂNSITO

Devido ao aumento na circulação de pessoas nas imediações do Ouro Verde, a recomendação da CMTU é que os motoristas evitem passar pelas avenidas Winston Churchill e Rio Branco, sobretudo nos horários de pico. Além de baixa velocidade, a orientação é de atenção redobrada.

SERVIÇO

Durante o período de interdição, os agentes da CMTU estarão no local para orientar os passageiros. Em caso de dúvida, o usuário pode ligar para (43) 3379-7951.

Imagem ilustrativa da imagem Terminal do Ouro Verde ficará dez dias fechado para obras na rotatória
| Foto: Folha Arte