Termina greve de agentes penitenciários
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de janeiro de 2003
Rodrigo Sais<br>Equipe da Folha 
Curitiba Os agentes de disciplina da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP) suspenderam ontem a greve iniciada no dia 27 de dezembro, após uma reunião com o novo coordenador do Departamento Penitenciário (Depen), coronel Justino Henrique de Sampaio Filho. A decisão foi tomada após Justino Filho assumir o compromisso de levar amanhã as reivindicações da categoria diretamente à empresa Montesinos, responsável pela contratação dos agentes.
A principal reivindicação dos funcionários é a implantação de um piso salarial equivalente ao dos agentes penitenciários contratados pelo Estado em torno de R$ 1 mil. Com a terceirização da segurança dos presídios implantada no governo Jaime Lerner (PFL), os agentes contratados passaram a receber em média R$ 600,00. Outra exigência é a não-retaliação aos cerca de 80 funcionários que aderiram a paralisação.
Dependendo do resultado da reunião, a greve pode ser retomada a partir de sexta-feira, quando o Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Paraná (SINSPP) já tem uma assembléia marcada.


