O terceiro lote de vacinas contra o novo coronavírus chega no início da tarde desta sexta-feira (29) em Londrina. São 3.360 doses da Coronavac para a 17ª Regional de Saúde de Londrina, que serão distribuídas especificamente aos profissionais de saúde de hospitais de atendimento à Covid-19, como HU (Hospital Universitário de Londrina), Hospital Evangélico e Santa Casa de Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Terceiro lote de vacinas chega nesta sexta-feira em Londrina
| Foto: Américo Antonio/Sesa

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, deve chegar ao aeroporto de Londrina por volta das 13 horas para a entrega das novas doses. Com essa quantidade, a expectativa é de que mais de 75% dos trabalhadores de saúde da cidade sejam vacinados.

“Chegaremos em Londrina com satisfação em entregar quantidade que vai aumentar a cobertura vacinal, principalmente a dos trabalhadores da linha de frente. Queremos fechar todos os trabalhadores do HU e vamos avançar para os profissionais do Hospital Santa Casa de Londrina e Hospital Evangélico”, comenta Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).

A diretora explica que a prioridade é imunizar os profissionais de hospitais que possuem atendimento à Covid-19, da cidade de Londrina. “Vamos priorizar. Nesse momento, não vamos descentralizar, prestar uma atenção especial a essas unidades de referência hospitalar em Londrina”, afirma.

PARANÁ
O novo lote com 39.600 doses da vacina Coronavac chegou no Paraná na segunda-feira (25). O imunizante será usado prioritariamente na proteção dos trabalhadores que estão na linha de frente do combate à pandemia, já que a Sesa confirmou que finalizou o processo de vacinação de dois importantes setores dentro do grupo prioritário que compõe essa primeira etapa.

De acordo com a Saúde, todos os 12.224 idosos com 60 anos ou mais residentes em instituições de longa permanência para idosos (ILPI) e os 10.565 índios que residem em terras demarcadas receberam a primeira dose da proteção. Após revisão por parte do Ministério da Saúde, a secretaria estima em 303 mil pessoas os profissionais da saúde no Paraná.

Essa é a terceira remessa de vacinas contra o coronavírus que chega ao Paraná. Na segunda-feira (18), o Estado recebeu 265.600 doses da Coronavac. No sábado (23), outras 86.500 doses, desta vez do produto desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com o Laboratório AstraZeneca. Com as 39.600 desta segunda, o Paraná chega a 391.700 doses. (Com AEN)