Teólogo defende opção homossexual de fiéis
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 11 de junho de 1997
Dary Júnior, 
de Curitiba
Kraw PenasIsrael José Nery: Não podemos condenar gays nem lésbicasSeria uma questão de tempo para a Igreja Católica passar a reconhecer e respeitar a opção homossexual de um fiel. Quem acredita nisso é o teólogo Israel José Nery, ex-assessor da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Não podemos condenar gays nem lésbicas porque ambos são gente e a vida está em primeiro lugar, pondera. Ele esteve em Curitiba para dar um curso na Pontifíca Universidade Católica (PUC) sobre o desafio cristão neste final do milênio.
Já sabemos que os seres humanos nascem com dosagens hormonais masculinas e femininas maiores ou menores. Esses estudos devem continuar para que tenhamos mais esclarecimentos, revela Nery. Segundo ele, o resultado dessas análises científicas e psicológicas é capaz de definir uma possível mudança na orientação da Igreja. Atualmente a doutrina católica é rigorosa no sentido de que a conduta dos fiéis seja clara e unicamente heterossexual.
Autor do livro Terceiro Milênio e Fé Cristã, o teólogo também defende outras mudanças para que a religião resista à tendência da civilização pós-moderna. Vivemos uma época de valor à razão, à ciência, à tecnologia e ao poder, tudo em detrimento do sagrado. Precisamos buscar o equilíbrio dentro desse quadro para que o ser humano não vire algo descartável, explica Nery, coordenador de duas coleções da Editora Vozes sobre catecismo.
Progressista também em matéria de economia e política, Israel José Nery ataca o neoliberalismo pelo processo de exclusão social que suas medidas implicam. Há excesso de preocupação com lucro, sem contar o uso de poder em benefício de cartéis e não do povo, aponta o teólogo.
De acordo com Nery, a Igreja Católica está aberta ao confronto das idéias, mas um ponto é inegociável. Jesus Cristo faz parte da Eucaristia e ressuscitou para salvar todos nós. Disso não abrimos mão, sentencia.


