Duas casas desabaram e dezenas de outras foram destelhadas durante um temporal que atingiu a zona sul de Ponta Grossa. A chuva e os ventos fortes registrados por volta das 9 horas de ontem ainda derrubaram aproximadamente 30 árvores, interropendo o fornecimento de energia elétrica e dificultando o tráfego em diversos bairros da periferia da cidade.
De acordo com informações da Defesa Civil, ninguém ficou ferido. Os casos mais graves são os de duas famílias que perderam suas casas e ficaram desabrigadas. Uma casa na Vila Belém e outra no núcleo Santa Marta foram derrubadas com a força dos ventos. Na tarde de ontem a prefeitura da cidade estudava a possibilidade de construir novas casas para as duas famílias que ficaram sem ter onde morar. A Defesa Civil encaminhou os desabrigados para casa de amigos e familiares.
Além das residências, os alagamentos atingiram estabelecimentos comerciais e escolas. Os locais mais afetados estão localizados em áreas irregulares, que foram invadidas pela população carente do município. Segundo Carlos Loaptiuk, coordenador da Defesa Civil, são residências construídas em fundos de vale e às margens de riachos, situações que facilitam os alagamentos.
O grande número e o tamanho das árvores que caíram com o vento dificultaram a liberação de algumas ruas. O trabalho exigiu esforços conjuntos da Secretaria Municipal de Obras, Corpo de Bombeiros, Copel e Defesa Civil. Os bairros que mais sofreram com o temporal foram Santa Marta, Vila Cipa, Berta, São Marcos, e Barreto.
Em menos de uma hora, o temporal de ontem registrou uma precipitação de 15,2 milímetros, índice que se enquadra na classificação de chuva forte. Durante todo o dia a prefeitura municipal disponibilizou toda a estrutura das secretarias de Obras e Assistência Social para o atendimento às ocorrências.
O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), informou que a chuva em Ponta Grossa foi provocada por áreas de instabilidade que vieram do Paraguai, entrando pelo Oeste do Estado.

mockup