Frequentadores da região central de Londrina começaram a semana com uma surpresa. Uma árvore de grande porte amanheceu estirada no chão na praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Bandeira), em direção ao Calçadão. O motivo foi o temporal registrado na cidade no final da noite de domingo (27) e madrugada de segunda-feira (28). Segundo agrometeorologia do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Londrina teve ventos de até 50 km/h e 11,4 mm de chuva até a tarde. Nas regiões Sul e Sudoeste do Estado, os ventos chegaram a 89 km/h.

Árvore ocupa parte da Praça da Bandeira e alcança Calçadão
Árvore ocupa parte da Praça da Bandeira e alcança Calçadão | Foto: Gina Mardones

O espaço ocupado pela árvore chamou a atenção de quem passava pelo local. “Essas árvores daqui são muito altas e antigas, algumas estão podres, são perigosas. Tem muitas outras aqui como essa, acho que o poder público deveria ter mais responsabilidade”, afirma João Carlos dos Santos, 57. O taxista trabalha ao lado e aponta um pinheiro na ponta da praça como eventual risco para a cidade. “Um pinheiro desse não precisava chegar a essa altura e ele está perto do Calçadão, tiraram uma parte da estrutura dele”, denuncia.

Imagem ilustrativa da imagem Temporal deixa estragos em Londrina
| Foto: Gina Mardones

Célio de Abreu, 70, é morador da região e destaca que as chuvas ocorreram em um domingo à noite, quando o local não tem circulação de pessoas, mas considera a fatalidade caso as chuvas fossem durante o dia. “Eu passei aqui cedo, se fosse durante o dia poderia ter matado gente aqui”, avisa. Para ele, não é só a praça que sofre com o problema. “Todo o Centro e outras regiões da cidade também. Quanto tempo tem essa árvore? A gente não vê manutenção, são árvores muito antigas aqui, no Bosque Municipal, até nos bairros, é preciso ter manutenção”, reclama.

Outra árvore caiu na avenida Maringá
Outra árvore caiu na avenida Maringá | Foto: Gina Mardones

Além da praça, outros pontos da cidade sofreram com queda de árvores, como a avenida Maringá e rua Mossoró. Segundo a Defesa Civil, apesar do susto com o vento forte, poucas quedas de árvores foram registradas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve registros de alagamentos em Londrina. A Copel (Companhia Paranaense de Energia) apontou que aproximadamente 16 mil domicílios ficaram sem energia durante o temporal, mas afirmou que os estragos foram leves e a equipe conseguiu regularizar a situação logo após as chuvas.

PARANÁ

O SISDC (Sistema Informatizado de Defesa Civil) divulgou o boletim das ocorrências de todo o Paraná. De sábado (26) até o final da manhã desta segunda-feira (28), 10 municípios foram atingidos por vendaval e granizo.

Quitandinha (Região Metropolitana de Curitiba) foi a mais atingida pela tempestade de granizo, com 800 casas danificadas, 208 pessoas afetadas e 202 alojadas. Na cidade, 50 pessoas ainda permanecem desalojadas e seis foram feridas. A tempestade de granizo e o vendaval também atingiram Guarapuava (Centro), 536 pessoas foram afetadas, seis estão feridas. Com a tempestade, 380 casas ficaram danificadas, deixando 32 desalojados.

De acordo com Heverly Morais, agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Guarapuava sofreu rajadas de ventos de até 82 km/h ontem à noite e chuvas de 30 mm. Em Palotina (Oeste), os ventos chegaram a 89 km/h e em Foz do Iguaçu choveu 58 mm. Em Umuarama (Noroeste), 536 pessoas foram afetadas, 32 ficaram desalojadas e seis feridas.

Na manhã de segunda-feira, a Copel concentrou a maior parte dos serviços no Oeste do Estado, onde 1.528 ocorrências para atendimento foram registradas e 9.864 domicílios estavam sem luz. As equipes da companhia também trabalharam no Centro-Sul e Leste para religar 26 mil imóveis.

PREVISÃO
O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) aponta pancadas de chuvas e potencial de temporais no Norte do Paraná para esta segunda-feira. Apesar das chuvas, as temperaturas continuam altas, marcando 32ºC em Londrina. Na terça-feira, os termômetros sobem ainda mais, chegando a 37ºC em Paranavaí e Guaíra e 35ºC em Londrina.

Atualizada às 17h59