Nesta segunda-feira (25), 213 equipes de serviços, manutenção e obras da Copel estão em Maringá (Noroeste) a fim de dar seguimento aos trabalhos de reconstrução das redes elétricas danificadas pelo temporal do fim de semana. Este já é considerado um dos piores eventos climáticos na região, com rajadas de vento que chegaram a 91,8 km/h, de acordo com o Simepar. E é o mais severo da história da Copel no município, onde até agora já foram contabilizados 72 postes quebrados. No momento, 14 mil unidades consumidoras estão sem luz no município.

Temporal é considerado um dos piores eventos climáticos na região
Temporal é considerado um dos piores eventos climáticos na região | Foto: Copel - Divulgação

Entre os trabalhos previstos está a troca de 10 postes danificados, de uma vez, em um só trecho na Av. Morangueira com a Rua Antônio Bernardes, no Jardim Alvorada III. Outra situação de grande complexidade foi a quebra de cinco estruturas na Avenida 19 de Dezembro, na Zona 6. Equipes de outras localidades estarão no município para auxiliar nas manutenções em centenas de pontos onde há muitas árvores caídas, além de galhos sobre a fiação e cabos rompidos.

BALANÇO NA REGIÃO

Em toda a região Noroeste, ao menos 166 postes quebraram com os ventos fortes e a queda de árvores sobre as redes elétricas. O evento climático trouxe danos severos para as redes de energia em toda a região. Há ocorrências ainda para atendimento em cidades como Floraí, Jardim Olinda, Esperança Nova e Doutor Camargo. Em Paranavaí, são 267 domicílios sem luz, e 190 em Cianorte.

MUTIRÃO

A Prefeitura de Maringá começou nesta segunda um grande mutirão para limpeza e remoção de árvores e galhos. No total, mais de 500 pessoas, entre servidores e voluntários, atuam nessa força-tarefa. Cerca de 10 empresas também estão envolvidas na mobilização e cederam caminhões e funcionários.

Imagem ilustrativa da imagem Temporal deixa 14 mil unidades sem luz em Maringá
| Foto: Aldemir de Moraes/Prefeitura de Maringá

Nesta segunda, as equipes trabalham em diversas frentes. A força-tarefa atua na limpeza urbana, no recolhimento de galhos das principais vias centrais e dos bairros, e na remoção de árvores caídas. Até o momento, foram mais de 200 árvores removidas e as principais avenidas da cidade desobstruídas (confira a lista abaixo).

No período da manhã, as equipes finalizam os serviços na Avenida Mandacaru e seguem atuando em outros locais como as avenidas Tuiuti, Colombo, Nóbrega, XV de Novembro, Tiradentes, além dos bairros. O município também está em contato permanente com a Copel para que a energia seja restabelecida nos pontos onde ainda não há luz.

“Os serviços continuam de forma ininterrupta e as equipes trabalham intensivamente para o restabelecimento da normalidade na cidade e garantir a segurança de todos”, destaca o coordenador do Gabinete de Gestão de Crise e secretário municipal de Segurança, Ivan Quartaroli.

Confira quais avenidas principais da cidade foram liberadas, de forma parcial ou total:

- Avenida Alexandre Rasgulaeff

- Avenida Brasil

- Avenida Centenário

- Avenida Colombo

- Avenida Gastão Vidigal

- Avenida Guaiapó

- Avenida Herval

- Avenida Mandacaru

- Avenida Nildo Ribeiro

- Avenida Pedro Taques

- Avenida Rio Branco

- Avenida São Paulo

- Avenida Sophia Rasgulaeff

- Avenida Teixeira Mendes

- Avenida Tiradentes

- Avenida Tuiuti

- Avenida XV de novembro

- Avenida 19 de dezembro

(Com informações da AEN e Prefeitura de Maringá)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1