As regiões Norte e Noroeste do Paraná sofreram com temporal de quarta-feira (19). A chuva de granizo e o vendaval causaram estragos em 14 municípios, com 1.267 pessoas afetadas, segundo relatório da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

Imagem ilustrativa da imagem Tempestade causa estragos no Norte e Noroeste do Paraná
| Foto: Pixabay

Em Bandeirantes (Norte Pioneiro), 100 casas foram danificadas pela tempestade. O tenente Matheus Oliveira, da Central do Corpo de Bombeiros de Bandeirantes, apontou que a chuva com fortes rajadas de vento e granizo teve maior impacto no início da manhã.

“Foi por volta das 7h30, começou a entrar várias ocorrências pelo 193, principalmente na questão de queda de árvores, destelhamento de casas e quedas de estrutura da cidade”, afirma. Segundo o tenente, foi preciso colocar duas equipes de plantão para atender às ocorrências.

Os trabalhos duraram o dia todo. “Nós priorizamos as situações que ofereciam maior risco à vida das pessoas e que impediam a circulação nas vias. Ao longo do dia tivemos bastante trabalho, aproximadamente 15 intervenções para corte e poda de árvores e algumas pessoas solicitaram doação de lona”, conta.

A cidade teve fornecimento de energia e internet interrompido, com retorno do serviço somente no final da tarde em algumas regiões. “Apesar de toda a situação, não tivemos vítimas, nenhuma solicitação para atendimento de feridos”, informa o tenente. As chuvas continuam, porém, mais amenas e situação controlada.

O boletim da Defesa Civil do Paraná apontou ocorrências relacionadas à tempestade com vendaval, granizo e tornado em 14 municípios do Norte e Noroeste do Estado. O relatório aponta 387 casas danificadas, com 25 pessoas desalojadas, 10 desabrigadas e 1.267 pessoas afetadas.

Os municípios mais atingidos pela tempestade foram: Bandeirantes, Barra do Jacaré, Bela Vista do Paraíso, Cianorte, Cruzmaltina, Jacarezinho, Lobato, Marilena, Nova Londrina, Ortigueira, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, São Pedro do Paraná e Sertaneja.

O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) registrou rajadas de vento de até 79 km/hora na estação de Loanda. O volume de chuva também foi alto em algumas cidades, como Campo Mourão, que teve índice de 87,6 mm, e Cianorte, com 79,8 mm.

Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar, informou que não há previsão de novos vendavais. “Não descartamos rajadas fortes em pontos isolados, mas a ponto de pegar toda a região não há previsão. Porém, as chuvas continuam”, afirma.