Temperaturas devem despencar em Londrina nesta semana
De acordo com Simepar, uma frente fria seguida de uma massa de ar polar se aproxima do Paraná
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 26 de maio de 2025
De acordo com Simepar, uma frente fria seguida de uma massa de ar polar se aproxima do Paraná
Reportagem local

Uma frente fria seguida de uma massa de ar polar se aproxima do Paraná nesta quarta-feira (28) e vai fazer a temperatura despencar. Na metade Norte do Estado elas devem ficar próximas a 5°C, e na metade Sul poderão ficar negativas. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), na quinta-feira, a temperatura em Londrina ficará entre 7º e 14º.
Na segunda e na terça-feira (26 e 27) os dias começam com maior cobertura de nuvens na faixa Leste, nos Campos Gerais e no Sudeste por conta dos ventos que sopram do oceano, trazendo umidade para o continente. O sol aparecerá em todas as regiões, o que fará as temperaturas subirem no período da tarde. Na região de Londrina, elas podem chegar a 27º.
O sol nos dois primeiros dias da semana é perfeito para tirar as jaquetas e cobertas do armário, lavar e entregar doações de roupas de frio para que todos possam se preparar, pois o resto da semana registrará frio intenso.
CHUVA NA QUARTA
O tempo começa a mudar no fim da terça-feira. O aumento de nuvens nas regiões que fazem divisa com Santa Catarina e fronteira com os países vizinhos traz possibilidade de pancadas isoladas de chuva e algumas trovoadas.
“Durante a noite, a frente fria que avança pelo Sul do país alcança o Paraná, trazendo aumento de nuvens e chuvas com temporais localizados e rajadas de vento, não se descartando queda e granizo pontual. Essas instabilidades alcançam todas as regiões paranaenses ao longo da madrugada da quarta-feira”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.

MUDANÇA NO PADRÃO
Após a chuva, chega o frio. Assim que a frente fria passar, avançará sobre o Paraná uma massa de ar de origem polar que vai trazer uma queda expressiva nas temperaturas e uma mudança no padrão na quarta-feira, em específico: ao invés do dia começar gelado e as temperaturas subirem, como tem sido costumeiro no outono, as temperaturas máximas ocorrerão durante a manhã, e ao longo do dia sofrem um forte declínio, ficando abaixo dos 10°C no Sudoeste e Centro-sul do Paraná.
“Durante a tarde de quarta os ventos sopram do quadrante Sul e Sudoeste, o que acentua a sensação de frio. As temperaturas mínimas ocorrerão durante a noite”, afirma Furlan.
RECORDES DE MÍNIMAS
Na quinta-feira (29) os recordes de temperatura mínima para o ano devem ocorrer em todo o Estado. As mínimas vão variar entre 3°C e 7°C desde o Norte Pioneiro até o Noroeste do Estado, e também na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no Oeste.
Em Londrina, na quinta-feira, a mínima será de 7º e a máxima de 14º. Já na sexta, a temperatura ficará entre 6º e 18º. Não há previsão de chuva.
Já no Centro-Sul, Sudeste e Campos Gerais, as mínimas ficam próximas de 0°C, podendo pontualmente ficar negativas. O frio será ainda mais intenso na sexta-feira, principalmente na RMC, no Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste. Na RMC temperatura deve chegar a 1°C, mas nas outras três regiões podem ocorrer temperaturas negativas, pontualmente.

GEADA
“Na quinta-feira há previsão de geada de fraca a moderada intensidade nos Campos Gerais. Na sexta-feira o risco é elevado para a geada, principalmente na região Centro-Sul, com moderada intensidade pegando o Sudoeste, a região Central, os Campos Gerais, a região Sudeste e Metropolitana de Curitiba. No Oeste e na faixa Norte do Estado a chance é baixa, mas não está descartada”, lembra Furlan.
A previsão fica mais precisa quanto mais próxima da data verificada. Por conta disso, o Simepar recomenda que todos acompanhem o Alerta Geada, na página inicial do site do Simepar, que traz as informações sobre locais e intensidade de geada com 72 horas de antecedência em todo o Paraná.
Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br .
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

