Dorico SilvaRixas políticasPrefeito Luiz Sato acusa administrações anteriores pela estagnação do municípioO prefeito Luiz Yoshiharu Sato (PFL) diz que está cansado de ser cobrado pelos problemas do município. Na defensiva, ele começou a entrevista reclamando da oposição que não ajuda. Aos poucos, as propostas de solução começaram a ser debatidas. De acordo com Sato, elas serão desenvolvidas a médio prazo, contornando, em parte, a crise de Jataizinho.
Sato garante que existe solução, mas acusa as administrações municipais anteriores - e evita citar nomes - de terem pensado somente na projeção pessoal, esquecendo o desenvolvimento do município. ‘‘Havia rixas políticas e uma administração evitava continuar as obras das outras. Por isso, a cidade começou a parar no tempo’’.
Mesmo que a população não veja os avanços econômicos, Sato afirma que o município já está criando empregos no setor agrícola e que existe uma política de atração de novas empresas. ‘‘Hoje temos duas grandes empresas, um frigorífico e uma fábrica de refrigerantes’’. Até o final do ano será inaugurada uma fábrica de cerveja, criando de imediato 130 empregos diretos. Sato adianta que está em fase de negociação a instalação de uma fábrica de fertilizantes e adubos.
Ele acredita que a localização estratégica - servido por rodovia, ferrovia e futuramente com hidrovia após o alagamento do Rio Tibagi com a construção de uma hidrelétrica -, Jataizinho receberá novos investimentos. ‘‘Temos grande potencial econômico que ainda está adormecido, inclusive turístico’’.
Mas afirma que Jataizinho está precisando de união. ‘‘Hoje ainda estamos com a luz acesa porque estamos aliados a alguns políticos influentes no Estado. Precisamos criar esta união no município, mexendo com todas as alas político-partidária’’.

mockup