O NTT/HU/UEL (Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina) expandiu o serviço e desde esta segunda-feira (1) está realizando ligações telefônicas (teleconsultas) com pacientes que foram encaminhados por outros serviços de saúde, com sintomas de Covid-19, para atendimento no HU. Até então, o NTT vinha fazendo apenas teleinterconsultas para esclarecer dúvidas de médicos da macrorregião Norte em busca de orientação para caso suspeito do novo coronavírus.

Imagem ilustrativa da imagem Telemedicina do HU de Londrina passa a atender pacientes

A equipe, formada por médicos e residentes do curso de medicina, irá realizar os contatos pela plataforma do NNT/HU/UEL com cerca de 500 pacientes que foram atendidos no hospital com sintomas da nova doença, mas não precisaram ser internados porque de modo geral os sintomas não eram graves. Nessa situação todos tiveram material coletado e estavam aguardando o resultado do exame em casa.

A iniciativa de fazer a teleconsulta junto ao paciente faz parte do projeto de extensão “Teleconsultas para Apoio ao Enfrentamento da Pandemia para Covid-19”, coordenado pela docente do departamento de Clínica Médica do CCS Inês Nakamoto. Ela explica que “de forma prática, a equipe de médicos telefona para os pacientes e faz uma consulta em que passa o resultado do exame, revê as condições de saúde do paciente e da família, confere se está fazendo isolamento social e dá orientações quanto aos sinais de alerta para buscar novo atendimento, como falta de ar, frequência respiratória aumentada, entre outros.”


Para viabilizar o projeto, foram envolvidos como parceiros o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, que repassa os contatos e os dados epidemiológicos de cada paciente, e o Same, que dá apoio para o agendamento e o registro das teleconsultas no sistema HU.

Os alunos e residentes ainda aprendem como funciona um atendimento de teleconsulta “que a cada dia tem tendência de crescimento”, completa a médica.