Técnicos mantêm reivindicação
Curitiba - Funcionários da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) também não ficaram totalmente satisfeitos com a possibilidade de ter uma gratificação de R$ 100,00. Eles prometem manter a pauta de reivindicações, que inclui, entre outras coisas, a reposição de 62,82% referentes às perdas salariais de agosto de 1995 a dezembro de 2001, e a implantação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) para o quadro geral do Estado.
Para o representante do SindiSeab, Roberto de Andrade Silva, o anúncio do governo foi pouco esclarecedor. A gente ainda precisa digerir essa medida porque ela não esclarece muita coisa. Não sabemos, por exemplo, se os técnicos de nível superior estão inseridos na gratificação, avaliou. Silva criticou a exclusão do benefício para os funcionários inativos.
A categoria tem assembléia marcada para o dia e também sinaliza com a possibilidade de uma paralisação. Funcionários do Departamento de Economia Rural (Deral), da Seab, já estão trabalhando em estado de greve. Eles deixaram de divulgar os relatórios do desempenho agropecuário elaborados pelo órgão por conta da retirada da gratificação de periculosidade que representava 30% dos vencimentos básicos.
Até que haja a implantação definitiva do PCCS, eles querem o adicional compensatório a exemplo do que foi repassado para os técnicos do Departamento de Fiscalização (Defis), vinculado à mesma secretaria. Não vamos recusar essa melhoria (gratificação), mas não vamos deixar de brigar pelo PCCS, ponderou.(A.L.)





