A 17ª Regional de Saúde de Londrina e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) iniciaram ontem, em Rolândia (25 km a oeste de Londrina), o treinamento de técnicos de saúde para trabalhar no Plano de Erradicação do Aedes aegypti. Até sexta-feira, cerca de 80 técnicos de 19 municípios da região estarão sendo treinados com informações teóricas e atividades práticas na prevenção ao mosquito.
A meta da regional é treinar 340 técnicos de todos os municípios sob sua jurisdição. Nas próximas semanas serão realizados dois cursos em Londrina para técnicos locais e o treinamento termina em Rolândia com mais uma turma.
Segundo a chefe do setor de Epidemiologia da 17ª Regional, Vera Lúcia Marvule, a meta do Ministério da Saúde é dotar os municípios de agentes para fazer parte do trabalho, que anteriormente era realizado somente por técnicos da Funasa.
‘‘Este curso já era para ter começado há mais tempo. O ideal é que os técnicos trabalhem preventivamente no inverno, com as visitas domiciliares e mutirão de limpeza, eliminando os focos do mosquito’’, comentou. Com o início do verão, a proliferação do Aedes aegypti é maior. Nos últimos anos foram registrados casos de dengue em todo o Estado.
‘‘Este ano a incidência da doença deverá ser bem menor, pois os agentes municipais estarão fazendo a prevenção e trabalho educativo com as famílias em seus municípios’’, salientou. O governo do Estado também irá auxiliar no trabalho, com a aquisição de equipamentos e materiais. As verbas são do governo federal.

mockup