O prédio da antiga estação ferroviária de Joaquim Távora (Norte Pioneiro), patrimônio histórico tombado, completou 100 anos no último Sete de Setembro. Para comemorar o centenário do icônico prédio e o Feriado da Independência, a cidade organizou uma grande programação festiva. Um dos destaques foi a apresentação da peça teatral nos Trilhos da Imaginação, que aborda o centenário da Estação Ferroviária Afonso Camargo com roteiro lúdico, que foge do óbvio.

Quem perdeu as primeiras apresentações tem nova oportunidade de conferir de perto a peça escrita pelo professor e diretor Flavio Martin, com participações textuais de Roseni Monteiro e Flavio Cuervo. O espetáculo retorna na semana da criança com apresentações de segunda a quarta-feira (9 a 11) da semana que vem. A entrada é gratuita, mas os interessados precisam retirar o ingresso com antecedência na sede da Divisão Municipal de Cultura.

O diretor municipal da pasta, Flavio Cuervo, conta que no espetáculo, a imaginação é o combustível para uma viagem na história da humanidade, em viagens no passado e futuro. “Com o poder da Imaginação, os personagens vão se apresentando ao público com surpresas e riqueza de figurinos e adereços. A ideia era contar essa história de uma forma não convencional, a partir da imaginação das crianças. Então inserimos nossa estação em uma linha do tempo que vai da Pré-História à exploração do espaço”, detalha.

Os dois primeiros dias serão destinados aos estudantes. Já no dia 11, haverá duas apresentações noturnas para a comunidade tavorense e regional, às 20h e 21h. Mais informações sobre a reserva de ingressos podem ser obtidas pelo telefone (43) 99916-9203, da Divisão de Cultura.

LEIA TAMBÉM:

= A importância de preservar o patrimônio cultural do Norte Pioneiro

Estação

O prédio da Estação Ferroviária de Joaquim Távora foi inaugurado em 7 de setembro de 1923. Com a desativação do Ramal do Paranapanema, nos anos 2000, a estação permaneceu fechada e, em janeiro de 2013, foi destruída por um incêndio que consumiu completamente a estrutura histórica.

No entanto, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a concessionária da linha férrea e o Ministério Público Federal (MPF) possibilitou a reconstrução do patrimônio histórico, permitindo que este importante bem tombado fosse restaurado e continuasse a desempenhar seu papel na preservação da história ferroviária da região.

Além da companhia de teatro, o prédio abriga um museu e outras atividades artísticas como um cineclube e exposições de obras de artistas locais e de outras regiões.