O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) realizou ontem em Londrina o primeiro seminário com o objetivo de discutir as medidas necessárias para a introdução de políticas públicas ambientalmente sustentáveis, saneamento e destino adequado ao lixo. Com o tema ''O Tribunal de Contas com Foco no Meio Ambiente'', o seminário incluiu na programação diversos debates e também a apresentação dos resultados das Auditorias Operacionais (AOP), que buscam confirmar se as políticas públicas estão melhorando a qualidade de vida da população.
Segundo Fernando Guimarães, presidente do TCE-PR, as auditorias de resíduos sólidos estão mapeando os municípios e a política estadual sobre a gestão de resíduos sólidos para gerar informações qualificadas para que todos possam tomar decisões mais acertadas.
De acordo com ele, o Tribunal entende que se pode ter aterros metropolitanos, desde que a população esteja bem amparada. ''O que se precisa discutir é algo que é pouco abordado nas políticas públicas, que são os danos socioambientais da população que recebeu o aterro. Esses danos não são contemplados nem nos orçamentos nem nas políticas públicas. Tem que haver uma compensação em formas de obras de infraestrutura para a população que foi sacrificada'', explica.
Guimarães destaca que as auditorias estão no começo, mas já foram detectados alguns problemas, principalmente a falta de preocupação com os danos socioambientais que esses aterros podem ocasionar.
Esses problemas, segundo ele, decorrem tanto pela falta de conhecimento técnico especializado como também por ser um assunto que está sendo despertado tarde demais. Dois novos seminários serão realizados em Curitiba e Foz do Iguaçu, em datas ainda a serem definidas.

mockup