No dia 3 de novembro, 150 taxistas iniciam curso de reciclagem para atualizar conhecimentos nas áreas de relações humanas, legislação de trânsito e política de transportes. É a primeira vez que eles estarão reunidos pelo município para este tipo de atualização. A seleção dos taxistas se dará de acordo com a ficha de ocorrências de cada um. Os motoristas com mais infrações e multas serão convocados para a primeira turma.
O curso terá 12 horas de duração e será apresentado por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizado em Transporte (Senat). O diretor de Operações da Urbs, Euclides Rovani, esclarece que o trabalho com taxistas que começa agora deve se estender até o final do ano que vem. ‘‘Até lá, a Urbs pretende ter oferecido aos 4,5 mil taxistas que trabalham em Curitiba a oportunidade de reciclar informações e trabalhar melhor’’, disse.
Para realizar o curso, a Secretaria de Estado de Relações de Emprego e Trabalho deverá gastar, ao longo de um ano, aproximadamente R$ 70 mil. Os recursos são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e sua aplicação está prevista no Plano Nacional de Educação Profissional, do Ministério do Trabalho.‘‘No Paraná, somos nós os encarregados da execução deste plano, que beneficia diversos segmentos e visa à qualificação da população economicamente ativa’’, diz o professor Nircélio Zabot, da Secretaria de Estado de Relações de Emprego e Trabalho.
Ele esclarece que a reciclagem permite que o profissional tenha ‘‘mais eficiência em sua atividade, podendo dispor de maior benefício social e até mesmo de um eventual aumento de renda’’.

mockup