Taxistas de São José atenderão no aeroporto
James Alberti
De Curitiba
Taxistas de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, a prefeitura da cidade e taxistas do Aeroporto Internacional Afonso Pena, que fica naquele município, fecharam um acordo ontem quanto ao atendimento de passageiros no aeroporto, pondo fim a um impasse que dura desde outubro do ano passado.
As discussões eram geradas porque somente 75 veículos têm autorização para trabalhar no aeroporto. Outros 122 taxistas, de outros pontos da cidade, só podem pegar passageiros no aeroporto quando não houver táxis daquele ponto. Os 122 táxis do município pediam autorização para atender passageiros quando fossem chamados, quebrando o privilégio dos 75 taxistas do aeroporto.
Numa reunião de mais de duas horas, foram adotadas duas medidas que encerram o descontentamento de parte dos trabalhadores. De agora em diante, os 122 taxistas do município poderão atender passageiros no aeroporto, desde que sejam chamados por estes. A prefeitura também se propôs a fiscalizar os veículos vans, que estariam transportando passageiros e prejudicando o trabalho dos táxis do município. As vans podem apenas fazer serviço de turismo.
Uma única reinvindicação ficou pendente. Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de São José dos Pinhais, Claudenir Franco, a prefeitura deve estudar, até o fim do ano, a adoção de um sistema de rodízio no atendimento suprementar ao aeroporto. Ao invés dos 122 carros do município fazer as corridas, 40 fariam a cada semana. A atitude aumentaria a lucratividade dos motoristas.





