Táxis passam a circular direto com a bandeira 2
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 01 de dezembro de 2000
Dimitri do Valle De Curitiba 
Cerca de 5,5 mil taxistas de Curitiba estão autorizados pela prefeitura a rodar desde ontem com bandeira 2. A corrida passa a ficar, em média, 25% mais cara. Válida até o dia 31 de dezembro, a medida está prevista em decreto municipal baixado há quatro anos para oferecer aos motoristas gratificação de fim de ano. A categoria não tem 13º. Nos outros meses, a bandeira 2 só pode ser acionada nos dias comuns entre 20 horas e 6 da manhã, no sábado (a partir das 13 horas) e durante todos os feriados e domingo.
O uso da bandeira 2, com a chegada de dezembro, já era feito antes mesmo do decreto, segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas do Paraná, Celso Fernandes. A bandeira 2 é usada há mais de 15 anos, disse. Fernandes não encara a alteração na bandeira como uma espécie de 13º. Podemos chamá-la de gratificação pelas horas que os taxistas precisam ficar a mais no serviço, explica. Em média, ele calcula que um motorista trabalha cerca de 12 horas por dia, de segunda à segunda.
Fernandes acredita que os passageiros estão familiarizados com o benefício conquistado pelos taxistas. Quem conhece a rotina não vê problema nenhum. A gratificação de final de ano sempre foi uma reivindicação bastante antiga dos taxistas, diz. Com a bandeira 2, o quilômetro rodado em Curitiba passa de R$ 0,90 para R$ 1,20. Na capital existem 2.247 táxis operados por 5,5 mil profissionais, que vão desde os titulares da concessão, colaboradores e empregados.


