O secretário de Segurança, José Tavares, vistoriou ontem a obra de reforma do mini-presídio em Apucarana. Acompanhado do delegado geral da Polícia Civil, Leonyl Ribeiro, do comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel Gilberto Foltran, e do prefeito Valter Pegorer (PFL), Tavares disse anunciou que a obra, orçada em R$ 152 mil, estará pronta no início de outubro.

Antes da reforma, o Ministério Público chegou a pedir a interdição do prédio por causa das condições de insalubridade a que estavam expostos os cerca de 120 detentos, apesar da capacidade ser para 80. Um laudo do Instituto de Criminalística comprovou a umidade excessiva nas quatro alas e o mau cheiro das fossas sépticas.

A reforma do prédio inclui restauração da cobertura, que apresentava infiltrações, e a instalação de novos sistemas hidráulico e elétrico. Para viabilizar o serviço, o delegado Acácio de Azevedo, da 17Subdivisão Policial, está providenciando a remoção gradativa dos presos para outras cadeias da região.

Ainda em Apucarana, o secretário de Ssegurança entregou duas viaturas à Polícia Civil e uma para o 10º Batalhão da Polícia Militar. Durante a visita à cidade, o coronel Gilberto Foltran foi abordado por esposas de policiais que cobraram dele mais empenho na valorização dos policiais. Ele disse que todas as reivindicações da categoria estão sendo analisadas e que ''algumas serão atendidas pelo governador Jaime Lerner''. Mas não especificou quando.

mockup