Neste túmulo, ladrões levaram as duas tampas de bronze
Neste túmulo, ladrões levaram as duas tampas de bronze | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Quem foi ao cemitério São Pedro, na área central de Londrina, nesta segunda-feira (29), se deparou com vários túmulos sem as tampas. Os objetos, que são de bronze, foram furtados no fim de semana, deixando ossadas expostas, assim como o interior dos sepulcros. Um apetrecho usado pelos ladrões foi encontrado pelos servidores da Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), caído entre as criptas. A ferramenta, feita a partir da chave de roda para veículos, foi adaptada, se transformando numa grande chave de fenda.

“Pela informação de uma moradora, levaram algumas tampas de bronze na madrugada de sábado (27) para domingo (28). Um veículo Saveiro parou na rua Alagoas e duas pessoas pularam o muro, enquanto outras duas ficaram do lado de fora. Vamos fazer boletim de ocorrências e informar à GM (Guarda Municipal) e PM (Polícia Militar), para tentar acessar as câmeras de segurança da região”, relatou Péricles Deliberador, superintendente da Acesf. Ninguém foi preso.

Imagem ilustrativa da imagem Tampas de túmulos são furtadas no cemitério São Pedro
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Agora, os mutuários lesados pela invasão do fim de semana serão comunicados sobre o problema, para providenciar o conserto no caso das tampas, itens que até então não eram alvo dos ladrões . “Havia tido uma diminuição nos últimos 15 dias. Neste fim de semana foi algo isolado, furtaram o que não estavam levando”, comentou.

'MUITO TRISTE'

O problema relacionado a furtos é antigo no lugar e fica evidenciado na maior parte dos túmulos. Andando pela quadra 31, por exemplo, é difícil encontrar uma sepultura que ainda não tenha sido violada ou vandalizada. A cena atual é de devastação. O que restou foi a cola das placas, além de poucas partes das alças de bronze e letreiros de metal, material que tem baixo valor de comercialização.

A costureira aposentada Odete Machado já teve o túmulo de amigos violado mais de uma vez. Ela afirmou que o sentimento é de indignação. “É muito triste a situação do cemitério. A cada dois passos vemos um jazigo que teve placa furtada. Não respeitam a dor das famílias, um lugar sagrado. Fora que custa dinheiro e não é pouco. O poder público tinha que ter uma ação mais enérgica, instalar câmeras de segurança”, elencou.

O eletrotécnico Luis Henrique Couto tem ido com frequência ao cemitério São Pedro, resolver questões envolvendo a sepultura de parentes, e notou os furtos recentes. “Tem túmulo que nem dá para saber mais a quem pertence, porque roubaram tudo. Todo dia tem relato novo”, afirmou. “É lamentável a situação. Está largado”, criticou o motorista Eduardo Humberto Coutinho Olavo.

Ferramenta utilizada para tirar placas e tampas foi abandonada no cemitério
Ferramenta utilizada para tirar placas e tampas foi abandonada no cemitério | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

LICITAÇÃO

A autarquia responsável pela manutenção dos cemitérios está dando andamento numa licitação para instalação de concertina e alarme no São Pedro, Jardim da Saúde e São Paulo, na tentativa de afugentar os ladrões. O alarme deverá ficar ligado junto à Guarda Municipal. “Os cuidados necessários estão sendo adotados. Durante a madrugada contamos com a guarda, mas não podem ficar aqui dentro a madruga toda. É necessário também chegar no receptador destes materiais”, alertou Deliberador.

Recentemente, o muro do São Pedro foi aumentado, serviço que também vem sendo executado no Jardim da Saudade.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.