A Secretaria de Saúde de Tamarana (Região Metropolitana de Londrina) divulgou nesta semana o resultado do mais recente Lira (Levantamento Rápido do Índice do Aedes Aegypti), realizado no começo de janeiro. Os dados apontam que o percentual estipulado como razoável pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é 1%, foi ultrapassado com larga vantagem. A cidade chegou a 11,2%, o que a coloca em estado de alerta.

Imagem ilustrativa da imagem Tamarana entra em estado de alerta contra a dengue
| Foto: Lucas Marcondes/Prefeitura de Tamarana

Isso significa que 11 de cada 100 imóveis do municípios apresentam criadouros do mosquito transmissor. Em comparação com o Lira anterior, de novembro de 2019, o aumento também foi expressivo. Na época, o índice estava em 3,3%. Tamarana atualmente está com oito casos suspeitos de dengue, mas nenhuma confirmação. "Se não tivermos um copinho jogado no meu quintal com água parada, não teremos o vetor. Estamos fazendo mutirões em todos os locais, mas parece que não está adiantando. Falta conscientização", lamentou a secretária municipal de Saúde, Dalva Siena.

"Tem gente que acha que pode jogar um papel de bala no chão e tudo fica bem. Basta um paciente contaminado para que a epidemia aconteça. Como somos uma cidade pequena, nossa estrutura é limitada. Precisamos urgentemente do apoio da população para reverter esse quadro. Nunca tivemos uma morte por dengue aqui. Se isso acontecer, quem sabe a comunidade acorde para o risco", cobrou.

Questionada se o fumacê ou a cobrança de multas aos proprietários que não tomam cuidados nas suas casas seriam estratégias eficientes, a secretária insistiu na intensificação dos agentes de endemias. "Esse é um trabalho contínuo. O povo tem que ter consciência que a dengue pode matar. Somos respaldados por uma lei municipal para notificar os donos de imóveis irregulares. Não acredito muito em multa porque isso pode ser derrubado por um advogado futuramente. Tenho certeza que a educação é o melhor caminho", salientou.

A proliferação da dengue em Tamarana despertou a atenção do Ministério Público. Na terça-feira (21), a promotora Leila Schimiti pediu à prefeitura informações das ações que estão sendo desenvolvidas para frear o avanço do mosquito. Na próxima quinta-feira (30), novas formas de combate serão discutidas em uma reunião do Comitê da Dengue do município. O encontro será às 9h.