Tamarana completa dois anos de emancipação
PUBLICAÇÃO
domingo, 13 de dezembro de 1998
Osmani Costa 
Ex-distrito de Londrina, o município de Tamarana comemora hoje o segundo aniversário de emancipação política. As solenidades têm início às 8 horas, em frente ao prédio da prefeitura, com o hasteamento das bandeiras nacional, do Paraná e do município. Às 8h30, será celebrada missa em Ação de Graças na Igreja Matriz da cidade, que fica 62 km ao sul de Londrina.
Às 10 horas, na Câmara Municipal, acontece a promulgação da Lei Orgânica do Município, elaborada nos últimos meses pelos nove vereadores. O prefeito Édison Siena (sem partido) se diz satisfeito com os avanços conseguidos à frente de Tamarana nestes dois primeiros anos de emancipação político-administrativa. A avaliação é positiva. Apesar de nossa arrecadação ser pequena, possivelmente o nosso município seja o único do Estado a não ter um centavo de dívida atualmente, ressalta.
De acordo com Siena, os maiores investimentos nos últimos dois anos foram nos setores de educação, pavimentação asfáltica e saúde. Construimos três salas de aulas e estamos com outras sete em obras. Asfaltamos 30 km de estradas rurais e compramos sete ônibus para o transporte de estudantes. Construimos um ambulatório médico completo e asfaltamos algumas ruas centrais, afirma o prefeito.
Ele comenta que a população de Tamarana é de cerca de 11 mil habitantes e a arrecadação mensal da Prefeitura gira em torno de R$ 200 mil. A Prefeitura, que já tem 50% de seus serviços informatizados, conta com 162 funcionários. Segundo Siena, em janeiro estará funcionando nos bairros e distritos um ônibus adaptado com ambulatórios médico, dentário e serviços de farmácia.
Tudo isto, conseguimos fazer com recursos próprios e sem a necessidade de financiamentos bancários. Nossos dois maiores problemas são o desemprego e a falta de habitação popular na sede do município, o que pretendemos resolver no próximo ano com a construção de 90 casas, conta Édison Siena, lembrando que estão atualmente em construção 85 casas, em duas vilas rurais financiadas pelo governo do Paraná.
A vida econômica da população de Tamarana está baseada na pecuária, cafeicultura, e no plantio de soja, trigo e milho. A sede conta com poucas indústrias e um comércio ainda incipiente.


